inificação é formada por um conjunto de operações que irão desde pequenos detalhes até grandes ações. Todo o resultado do campo, ou seja, tudo o que a uva conseguiu melhorar no seu cultivo agora será colocado na mão de um enólogo (aquele que faz o vinho), que terá um papel decisivo no resultado final obtido. Muitas vezes, o viticultor traz uma receita ou uma forma de fazer o vinho que vem passada de geração em geração por sua família. Outras vezes ele inova, usa técnicas modernas e altera todo o curso da história de sua produção.
GALHEIRA, William Maximo. Enogastronomia e Bebidas. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2015. (adaptado).
Dentre os processos de fabricação do vinho uma das estapas consiste em retirar todos os bagos das uvas da parte lenhosa, pois se permanecerem no processo irão conferir um residual amargo à produção. Acerca desta importante etapa, assinale a alternativa que representa o nome desse processo.
Alternativas
Alternativa 1:
Esmagamento.
Alternativa 2:
Desengaçe.
Alternativa 3:
Clarificação.
Alternativa 4:
Sulfitagem.
Alternativa 5:
Corte.
Soluções para a tarefa
A alternativa correta é a Alternativa 1: Esmagamento.
O esmagamento das uvas para produção de vinho era feito com os pés. Aliás, toda a produção de vinho era bastante artesanal, uma arte que passava de pai para filho com todo o carinho e atenção que a uva merecia para se transformar na bebida dos deuses.
O esmagamento, feito nos lagares, vai produzir uma mistura do suco, das cascas e das bagas, chamado de mosto. Quando se produz vinho tinto, essa mistura – o mosto – é enviada diretamente para os tanques, para fermentação.
Espero ter ajudado.
Resposta: Alternativa 2
Explicação:
Desengace
Passado o momento da seleção final das uvas tintas, estas irão para um desengaçador. Trata-se de uma máquina que tem a função de separar todos os bagos das uvas do esqueleto do cacho que chamamos de engaço (é toda a parte lenhosa que prende as uvas no cacho).
Se deixar os engaços serem macerados juntamente com as uvas, irão conferir um gosto extremamente herbáceo e também um acúmulo desequilibrado de taninos que vão desequilibrar o vinho.