Filosofia, perguntado por jtyrukryasgiiaty, 10 meses atrás

Iniciando o estudo da percepção, encontramos na linguagem a noção de sensação, que parece imediata e clara: eu sinto o vermelho, o azul, o quente, o frio. (...) A sensação pura será a experiência de um "choque" indiferenciado, instantâneo e pontual. Não é necessário mostrar, já que os autores concordam com isso, que essa noção não corresponde a nada de que tenhamos experiência, que as mais simples percepções de fato que conhecemos, em animais como o macaco e a galinha, versam sobre relações e não sobre termos absolutos (Maurice Merleau-Ponty).O trecho resume as linhas gerais da análise que o fenomenólogo Merlau-Ponty faz da percepção e, mais especificamente, da noção de "sensação". De acordo com o exposto, qual a importância e a relação do conceito “sensação” no pensamento desse autor.

Soluções para a tarefa

Respondido por Angela1406
0

Resposta:

A importância - que será algo que nunca provamos e que será diferente para cada ser por isso será único e específico.

A relação - que a sensação é justamente isso, não sabemos como será, nem como vai agir em outra pessoa, só sabemos que será uma coisa única, específica e chocante.

Respondido por Matheusieti
0

Merleau-ponty analisa a sensação como algo que é diferente para cada indivíduo, ou seja, a percepção que cada um tem sobre as sensações são plurais, abrindo margem para diferentes interpretações.

Merleau-ponty relaciona o processo de liberdade como o encontro do nosso ser interior com o exterior.

Segundo o autor, as escolhas que tomamos, tem sempre o mesmo lugar sobre as situações, que são dadas, tendo possibilidades abertas para a escolha, sendo esse o estímulo básico da sensação,  algo como o livre arbítrio.

Mais sobre este tema:

https://brainly.com.br/tarefa/2285040

Anexos:
Perguntas interessantes