inicialmente os portugueses obtinham mão de obra indígena através do escambo para a extração do pau-brasil .Explique como ficou a questão de mão de obra indígena quando a atividade econômica foi modificada para o cultivo de lavoura Canavieira.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A exploração e a crueldade contra os indígenas não demorou a acontecer, o que antes era feito voluntariamente, passou a ser feito obrigatoriamente através da escravidão. Essas alterações no relacionamento entre os europeus e os indígenas ficam claras a partir de 1534, quando o governo metropolitano iniciou a efetiva ocupação e colonização do Brasil.
Explicação:
Com a decisão de introduzir a cultura da cana-de-açúcar (século XVI), houve a necessidade contínua do trabalho na lavoura de tal modo que a principal mão-deobra utilizada, em 1540 a 1620 aproximadamente, foi a indígena. O governo português usou de duas formas para escravizar os indígenas de suas terras: a primeira consistia na escravidão pura e simples; a segunda, através das ordens religiosas, usando como argumento a fé. Havia divergências com relação a essas duas políticas, as ordens religiosas protegiam os indígenas através das reduções ou missões, transformando-os, por intermédio do ensino, em “bons cristãos”. Essa mudança no estilo de vida dos indígenas da América foi absorvida por várias etnias, independente do colonizador ou região do continente. O fato dos indígenas trabalharem o necessário para sua sobrevivência chocou-se com o trabalho intensivo e compulsório imposto pelo colonizador nas lavouras de cana-de-açúcar, a questão da produtividade era estranha a eles, além da disciplina rígida. Pela dificuldade de adaptação à cultura, muitos indígenas fugiam, morriam de melancolia e cometiam suicídio das mais diversas formas, além de promover revoltas contra os colonizadores.
Espero ter ajudado!