Inicialmente o vetor posição de uma particula é r= 5,0Î - 6,0^J+2,0^K e, 10s depois é, r= -2,0î + 8,0^j -2,0^k. ( a unidade das posições é o metro). Qual foi a velocidade média da particula durante os 10s ? ** URGENTE**
Soluções para a tarefa
✅ A partícula se move a uma velocidade vetorial média de .
❏ Definição:
“Velocidade média é a taxa de variação da posição no decorrer do tempo.”
⚠️ Essa entidade cinemática pode ser descrita escalarmente ou vetorialmente.
❏ Quando estamos em uma situação de movimento unidimensional podemos mascarar o caráter vetorial, isto é, calculamos a velocidade escalar. Entretanto, em movimentos bidimensionais ou movimentos tridimensionais, não podemos ter essa comodidade, posto que, por definição de vetor, existem especificidades dessa grandeza - módulo, direção e sentido - que devem ser expressas para que o movimento seja descrito corretamente.
❏ [ Acompanhe esse trecho observando a imagem anexada ⚠️ ] Faz sentido definirmos essa velocidade vetorial. Para isso, tomemos uma partícula se movendo em um plano.
➭
❏ Voltando ao nosso problema, a partícula mencionada realiza um movimento em três dimensões. Sabendo disso, podemos quebrar o movimento tridimensional em três movimentos unidimensionais e assim calcular individualmente a velocidade para cada um dos eixos orientados ( Ox, Oy, Oz ) e por adição de vetores, no caso os versores, como visto anteriormente, será retornado um vetor velocidade da partícula durante esses .
✍️ Vamos à resolução!
✅ Essa é a velocidade vetorial da partícula que se movimenta em um espaço tridimensional.
❏ Seção de links para complementar o estudo sobre, cinemática, movimento tridimensional, velocidade vetorial média:
.