Inicialmente, logo após a chegada da frota cabralina, o interesse de D. Manuel e dos portugueses pelos seus
novos territórios da América foi, ao que parece, mais de ordem estratégica que econômica.". Qual alternativa, abaixo está relacionada a essa afirmação:
a) apesar de terem sido encontrados imediatamente metais preciosos no território, os portugueses não tinham maior interesse neles; b) as comunidades indígenas do litoral sul da América eram hostis a qualquer contato com os portugueses, o que impediu o desenvolvimento de atividades econômicas na região; c) a extensão do litoral e o clima tropical impediam o desenvolvimento de atividades econômicas que permitissem a produção de bens valorizados na Europa; d) o interesse português estava voltado para o Oriente, e o controle do litoral sul da América deveria garantir, fundamentalmente, o monopólio da navegação da rota do Cabo; e) a instalação de feitorias que estimulassem o plantio, pelas comunidades indígenas, do pau-brasil, produto valorizado no mercado europeu e, por isso, gerador de lucros para o Estado português.
justifique.
Soluções para a tarefa
Respondido por
8
Resposta: d) O interesse português estava voltado para o Oriente, e o controle do litoral sul da América deveria garantir, fundamentalmente, o monopólio da navegação da rota do Cabo;
Explicação: Apesar da imensidão do território conquistado, os portugueses pretendiam expandir suas fronteiras econômicas comercializando com os povos do Oriente. Quando muito, os portugueses realizavam rápidas expedições de exploração e reconhecimento do território brasileiro. Com o passar do tempo, o insucesso do comércio oriental e as sucessivas tentativas de invasão motivaram a organização das primeiras ações de natureza colonizadora.
Perguntas interessantes