Pedagogia, perguntado por Sioliver, 1 ano atrás

) Inicialmente em seus estudos, Michel Foucault tratou de compreender os discursos em que o próprio sujeito é colocado como objeto de saber a partir dos processos de objetivação e subjetivação. Esses processos complementam-se e tornam possível o sujeito como objeto de conhecimento, ou seja, tudo que o sujeito compreende sobre si mesmo como sujeito legítimo de determinado tipo de conhecimento nas suas relações sujeito-objeto. Por meio desses processos, o sujeito se coloca no mundo e nele produz tanto quanto é produzido por esse mundo. Para Foucault, são processos que se relacionam por meio de jogos da verdade. Esses jogos não seriam a descoberta de coisas verdadeiras, mas regras daquilo que um sujeito pode dizer entre o falso e o verdadeiro. Ou seja, os modos pelos quais os discursos podem ou não se tornar verdadeiros dentro das circunstâncias em que são ditos, e na maneira pela qual o objeto se relaciona com o sujeito (Adaptado de CASTANHEIRA, Marcela A. A.; CORREIA, Adriano. A constituição do sujeito em Michel Foucault: práticas de sujeição e práticas de subjetivação. Disponível em: . Acesso em 11 out. 2016).
Considere as seguintes afirmações sobre jogos da verdade:
I - a verdade não se encerra em si, mas nos jogos de relações entre o verdadeiro e o falso;
II - as circunstâncias e o objeto colaboram para determinar se os discursos podem ou não se tornar verdadeiros;
III - práticas discursivas nas ciências humanas tornam o sujeito objeto privilegiado de investigação e de discursos que podem ser verdadeiros ou falsos;
IV - os jogos da verdade compreendem o sujeito como objeto de conhecimento e, ao mesmo tempo, detentor deste conhecimento;
Assinale a alternativa que corresponde a sequência correta de Verdadeiro ou Falso:
Alternativas:
a) V - F - V - F
b) V - V - V - V
c) V - F - V - V
d) V - F - F - V
e) F- V - V - V
2) O banheiro em si não é só um banheiro em seu conteúdo, ou seja, um espaço específico para efetivação das necessidades fisiológicas. As formas como as interações se dão neste espaço, ou a partir dele, traduzem para nós informações da compreensão mútua e da consciência comum do círculo social. Essas interações são marcadas por um processo de “separação”, que chamarei de “separação relacional”. Vamos partir de um ponto de análise específico, o fato de a maioria dos banheiros públicos serem divididos em “feminino” e “masculino”, o que já nos demonstra esta separação relacional (Adaptado de SIQUEIRA, Danieli. O BANHEIRO: um prisma para reflexões sobre relações de gênero a partir da perspectiva simmeliana. Revista de Ciências Sociais, n. 40, p. 357-67, abr./2014).
Seguindo o texto, estamos falando sobre:
Alternativas:
a) o uso do banheiro apenas como necessidade fisiológica.
b) o uso do banheiro como espaço de integração social.
c) o uso do banheiro como espaço de socialização.
d) o uso do banheiro como lugar de higienização do corpo.
e) o uso do banheiro como marcador social.

Soluções para a tarefa

Respondido por polianafferreira
135

QUESTÃO 1

a) V - F - V - F

Michael Foucault era um sociólogo que teve seu trabalho bastante estudado na atualidade e, devido a isso, ele é bastante importante desde o Ensino Médio até o Ensino Superior.

Uma das maiores contribuições deve ocorreu na análise e na comparação das escolas com as prisões, mas ele estudou várias vertentes da sociedade.

QUESTÃO 2

e. o uso do banheiro como marcador social.

Na perspectiva apresentada na questão, os banheiros são definidos como sendo marcadores sociais, tendo em vista que demarcam e também separam as pessoas conforme seus gêneros.

Sendo assim, diante de um mundo cada vez mais diverso, vê-se que a possibilidade de banheiros "unissex" possibilita a redução dessa segregação, diminuindo esse tipo de demarcação (muito evidente em nossa sociedade).

Bons estudos!


moreirafernanda3062: a questão 1 é letra b vvvv
kathiaservin: 1 B – 2 E – 3 C – 4 D . CORRIGIDO PELO AVA.
sssandr: corretíssimo.. obrigada
aldenysilvasantos: 1 B – 2 E – 3 C – 4 D . CORRIGIDO PELO AVA.
Parabéns! muito obrigado....
Respondido por limadep15
12

Resposta:

Aap3 - Educação e Diversidade - A

Explicação:

1...V - V - V - V

2...o uso do banheiro como marcador social

3..há dois processos que atuam concomitantemente na constituição do sujeito, um deles, dado a partir do conhecimento sobre si e outro que torna esse sujeito objeto de conhecimento, por isso as ciências humanas tornaram-se um dos lugares que Foucault examina a produção da verdade e as práticas sociais e institucionais desencadeadas a partir de determinadas circunstâncias, para entender como os dispositivos auxiliam nos mecanismos de poder a partir da racionalidade científica

4...os processos pelos quais nos tornamos sujeitos

corrigido pelo ava ..bons estudos !!!

Perguntas interessantes