Iniciado com a conquista macedônica sobre a Grécia, o Período Helenístico marcou a fusão das culturas ocidentais e orientais, dos gregos e demais povos dentro das fronteiras do Império de Alexandre. Por conta disso, a filosofia do período incorporou diversos aspectos dos pensamentos de cada região, e assim, nasceram as principais correntes filosóficas do período helenístico: cinismo, ceticismo e estoicismo. Diante disso, relacione as correntes da coluna 1 com suas características da coluna 2.
COLUNA 1 COLUNA 2
(1) Cinismo. ( ) Fundada por Zenão, valoriza a rigidez do caráter através da constância nos comportamentos, independente das mudança do mundo. O homem pode mudar, mas não pode ser flexível o tempo todo, é preciso que manter a dignidade humana e os valores morais.
(2) Ceticismo. ( ) Afirma que o desenvolvimento do homem será dado através da angústia e da crise, que levam ao questionamento eterno sobre os fundamentos do mundo e das ditas verdades absolutas. Assim devemos mostrar indiferença e incredulidade sobre todas as afirmações.
(3) Estoicismo. ( ) Para esta corrente, devemos ser menos apegados às normas e aos valores, ou seja, de tudo aquilo que produz uma ilusão ao nosso caminho pela verdade. Neste sentido, também, incorpora um desapego aos bens matérias e à vida em excesso. Diógenes foi uma das figuras centrais na expansão dessas ideias.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
(Elaborado pelo professor, 2020)
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa 5 (3-2-1)
Explicação:
Cinismo - doutrina filosófica grega fundada por Antístenes de Atenas (444-365 a.C.), que prescrevia a felicidade de uma vida simples e natural através de um completo desprezo por comodidades, riquezas, apegos, convenções sociais e pudores, utilizando de forma polêmica a vida canina como modelo ideal e exemplo prático destas virtudes.
Ceticismo - doutrina segundo a qual o espírito humano não pode atingir nenhuma certeza a respeito da verdade, o que resulta em um procedimento intelectual de dúvida permanente e na abdicação, por inata incapacidade, de uma compreensão metafísica, religiosa ou absoluta do real.
Estoicismo - doutrina fundada por Zenão de Cício (335-264 a.C.), e desenvolvida por várias gerações de filósofos, que se caracteriza por uma ética em que a imperturbabilidade, a extirpação das paixões e a aceitação resignada do destino são as marcas fundamentais do homem sábio, o único apto a experimentar a verdadeira felicidade [O estoicismo exerceu profunda influência na ética cristã.].
Resposta:
alternativa 5: 3,2,1
Explicação: