Iniciada em 2007, a transposição do Rio São Francisco é a principal obra do governo federal para combater os efeitos da seca. Seu objetivo é desviar algo entre 1% a 3% das águas do “Velho Chico”, por meio de dutos e canais, para o abastecimento de rios menores e açudes que secam durante o período de estiagem no semiárido nordestino. O governo acredita que a obra, orçada em 9,6 bilhões de reais, beneficiará 12 milhões de pessoas em 390 municípios e estimulará a agricultura nas áreas atingidas.
O eixo leste da transposição do Rio São Francisco foi inaugurado no início de março de 2017, levando as águas do “Velho Chico” para o agreste de Pernambuco e para a Paraíba. As obras têm como objetivo levar as águas do "Velho Chico" para o sertão nordestino e atenuar os efeitos da seca.
Os críticos do projeto acreditam que poços profundos e cisternas (que são reservatórios para a captação de água da chuva) são alternativas mais eficazes e baratas para combater a seca. Questiona-se também os impactos ambientais decorrentes da obra, como o desmatamento e os prejuízos à biodiversidade.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a.
Diversas obras literárias e documentais retratam a seca no Nordeste como um dos principais fatores para o êxodo rural, no entanto, o Estado não promove ações modificar essa situação historicamente.
b.
A estiagem no Nordeste não pode ser prevista com antecedência porque não há dados históricos que comprovem essa probabilidade matemática de ocorrência.
c.
A estiagem no Polígono das Secas, denominado Agreste Nordestino é considerado um desastre natural, visto que afeta as comunidades humanas locais.
d.
Não há formas antrópicas capazes de atenuar o desastre natural das estiagens.
e.
A seca no Nordeste afeta com a mesma intensidade toda a população dos estados afetados, sendo um problema grave para os governos estaduais.
Soluções para a tarefa
Respondido por
7
Resposta:
A estiagem no Polígono das Secas, denominado Agreste Nordestino é considerado um desastre natural, visto que afeta as comunidades humanas locais. (Correta)
Respondido por
2
Resposta:
A estiagem no Polígono das Secas, denominado Agreste Nordestino é considerado um desastre natural, visto que afeta as comunidades humanas locais. Correto
Explicação:
Corrigido pelo AVA.
Perguntas interessantes
História,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Biologia,
8 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Filosofia,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás