Inibidores Seletivos da Recaptação de Serotonina (ISRS) incluem os antidepressivos mais usados atualmente (citalopram, fluoxetina, paroxetina e sertralina). A recaptação de serotonina pelo neurônio que a libera inibe a liberação de mais serotonina (é um feedback negativo). Assim, ao realizar essa inibição, o medicamento aumenta a disponibilidade de serotonina para ativar seus receptores.
Assinale como verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmações sobre essa importante classe de medicamentos.
1. A seletividade por receptores específicos é a principal diferença entre os membros desse grupo.
2. Receptores distintos ativam efeitos idênticos de forma potente e seletiva à destruição de serotonina.
3. São tão eficazes quanto os antidepressivos tricíclicos.
4. Possuem perfil mais tolerável aos efeitos colaterais quando comparados com os antidepressivos tricíclicos.
5. Inibem de forma potente e seletiva a recaptação de serotonina, resultando em diminuição da neurotransmissão serotonérgica.
a.
V, F, V, V e F.
b.
V, V, F, F e F.
c.
V, F, V, V e V.
d.
F, V, F, V e F.
e.
F, V, V, F e V.
Soluções para a tarefa
Resposta: letra A
Explicação: Fiz e acertei
A partir do nosso conhecimento em Inibidores Seletivos da Recaptação de Serotonina (ISRS) é possível julgar as proposições como sendo V, F, V, V e F.
Para entender porque a proposição 2 e 5 estão incorretas, conforme letra A, precisamos saber mais sobre Inibidores Seletivos da Recaptação de Serotonina.
Inibidores Seletivos da Recaptação de Serotonina (ISRS)
São os medicamentos de 1ª escolha na psiquiatria, face seus excelentes custo - benefícios e baixo índice de efeitos colaterais.
Os ISRS são absorvidos de forma lenta e completa no trato gastrointestinal, mesmo na presença de alimentos. sendo eliminados completamente pela urina e fezes em até 15 dias.
As principais medicações são:
- Fluoxetina: prozac
- Sertralina: zoloft
- Paroxetina: aropax
- Fluvoxamina: luvox
- Citalopram: cipramil
- Escitalopram: laxapro
Sua farmacocinética funciona inibindo seletivamente a recaptação de serotonina, aumentando a concentração de serotonina na fenda sináptica.
Portanto:
2 - Falsa - Receptores distintos NÃO ativam efeitos idênticos de forma potente e seletiva à destruição ( não ocorre destruição) de serotonina.
5 - Falsa - Inibem de forma potente e seletiva a recaptação de serotonina (o que melhora sua concentração), resultando em AUMENTO da neurotransmissão serotonérgica.
Aprenda mais sobre antidepressivos aqui: https://brainly.com.br/tarefa/8561564
#SPJ1
88**9**93**76**82**55**.,,,.,.,.,.,.,.......