Pedagogia, perguntado por HOT, 1 ano atrás

Ingressar na vida pública, ser um político, não há um critério específico. Definir um perfil para aquele que deseja representar a sociedade em um regime republicano seria uma tarefa que necessitária entender diversos aspectos. Aqui um trecho de reportagem do jornal Gazeta do Povo fala de dois candidatos, um com quase 80 anos e outro com 21.


A idade não é impeditiva para tentar mudar o cenário político. Nesta eleição, no Paraná, 58 anos afastam o candidato mais jovem do mais idoso. O contador aposentado Renê Berti (PTB), de 79 anos, que concorre a uma cadeira na Assembleia Legislativa, conta que tem netos mais velhos que o auxiliar administrativo e candidato a deputado federal Isaak Almeida (PSDC), que completou 21 anos em maio.


Embora a vontade dos dois curitibanos, estreantes em eleições, seja melhorar a vida dos paranaenses, eles têm planos e objetivos distintos. Enquanto Renê Berti se filiou apenas neste ano, Isaak está no segundo partido. O jovem conta que começou a trajetória política aos 9 anos, influenciado pelo avô e bisavô. Participava do grêmio estudantil nos colégios em que estudou e militou na juventude do PSDB. "Há anos ouvi da Fernanda Richa [primeira dama do Paraná] que eu tinha futuro na política, mas nem imaginava que seria candidato aos 21", revela.


Fonte: http://www.gazetadopovo.com.br/vidapublica/eleicoes/2014/conteudo.phtml?tl=1&id=1488629&tit=No-PR,-58-anos-separam-candidatos


Nós comentamos em nossas aulas sobre o que leva a escolha do governante. Quais critérios podem ser considerados para que alguém ingresse na vida pública. Max Weber, um dos principais teóricos sobre o poder e a relação com a política considera que há duas maneiras do ingresso na vida pública. São elas:

ALTERNATIVAS
Vocação e profissão, na primeira há a identificação do indivíduo com interesses ligados a sociedade e uma habilidade para representa-los, enquanto na segunda há a busca de sobreviver com a remuneração que o cargo público representativo dá.
Emoção e racionalidade, um domínio sobre os sentimentos e a capacidade de racionalizar os interesses coletivos através de ações dentro da máquina pública.
Individualismo e coletividade, enquanto atende-se aparentemente aos interesses coletivos se consolida a vida particular acumulando bens.
História e misticismo, uma tradição na vida pública onde se vem de famílias ligadas diretamente ao poder e vinculadas a instituições religiosas.

Soluções para a tarefa

Respondido por luizgarapa
29
Vocação e profissão, na primeira há a identificação do indivíduo,

a primeira

nazare131120: Letra A, certeza absoluta
Respondido por thiago1321
23
Concordo com a resposta amigo. Vocação e Profissão


leilaapbencke: Acredito que seja a Primeira. Vocação e profissão, na primeira há a identificação do indivíduo com interesses ligados a sociedade e uma habilidade para representa-los, enquanto na segunda há a busca de sobreviver com a remuneração que o cargo público representativo dá.
thatafb: LETRA A, COM CERTEZA. O PROFESSOR FALOU ISSO NA AULA 2.
DiegoAngeli87: Letra A
celsoalexandre2: Letra A
DéboraVC: Obrigada pessoal
ju83: Letra A
Perguntas interessantes