Informática, perguntado por brunojose84338743, 4 meses atrás

Infravermelho

É uma tecnologia de transmissão de dados a distância, e sua utilização agiliza o transporte de informações sem a necessidade do uso de fios ou cabos. A transferência de dados feitas por essa tecnologia ocorre por meio de ondas eletromagnéticas, as quais são tipos de ondas que não precisam de meio de propagação e que viajam na velocidade da luz (3,0 x 108 m/s). O infravermelho é um tipo de onda eletromagnética que possui frequência de oscilação menor que a da luz vermelha, por isso, está fora do espectro visível e não pode ser percebida pelo olho humano.

Bluetooth

A transmissão de dados via Bluetooth é feita por radiofrequência. Para utilizar essa tecnologia, os aparelhos devem ser pareados, então, as informações são passadas através de ondas de rádio com frequência de 2,4 G Hz (2,4 bilhões de ondas por segundo).

Como podemos comparar estas duas tecnologias quanto ao seu alcance e quanto a seu poder de transpor barreiras?

Soluções para a tarefa

Respondido por franklinamaral1
0

Resposta:

Bluetooth e infravermelho

Bluetooth e infravermelho são tecnologias de transferências de dados a distância que utilizam ondas eletromagnéticas para transportar informações.

O headset é um exemplo de tecnologia que utiliza transmissão de dados a distância

O headset é um exemplo de tecnologia que utiliza transmissão de dados a distância

Bluetooth e infravermelho são as tecnologias mais utilizadas para a transferência de dados entre dispositivos diversos, e seu uso facilita o transporte de informações e elimina a necessidade de cabos ou fios. Por mais que possuam a mesma finalidade, o Bluetooth e o infravermelho são utilizados em formas distintas.

As transferências de informações feitas por essas tecnologias são executadas a partir do uso de ondas eletromagnéticas. Essas ondas propagam-se na velocidade da luz (3,0 x108 m/s) e não necessitam de um meio para propagar-se.

Bluetooth

Nessa tecnologia, as informações são transferidas por meio de ondas de radiofrequência. Assim, após parear os dispositivos que a utilizam, os dados são enviados através de ondas que possuem frequência de 2,4 G Hz (2,4 bilhões de ondas por segundo).

As caixas de som, os fones e os headsets sem fio são exemplos de aplicações de transferências de informações feitas a partir do Bluetooth.

A empresa desenvolvedora dessa tecnologia escolheu esse nome, Bluetooth (que significa dente azul), em homenagem ao rei dinamarquês Harald Bluetooth, famoso por unir seu país à Noruega. Assim como o rei uniu duas nações, a proposta da tecnologia é conectar dispositivos na troca de informações a distância.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Infravermelho

O infravermelho é um tipo de radiação eletromagnética que possui frequência menor que a da luz vermelha, por isso, não está dentro do espectro de luz visível e não pode ser percebido pelo olho humano. Os aparelhos que utilizam essa tecnologia são munidos de um emissor e um receptor de infravermelho, assim, as informações são trocadas em distâncias máximas de até 5 metros. Os controles remotos dos televisores são exemplos de transferências de informação via infravermelho.

O baixo custo dos componentes de transmissão pode ser adotado como uma vantagem do uso dessa tecnologia. A desvantagem é que qualquer objeto opaco, colocado entre o emissor e o receptor das ondas, impedirá a comunicação entre os aparelhos.

Explicação:

Respondido por Yungo
0

Em quanto ao alcance e ao poder de transpor barreiras, a transmissão de dados por Infravermelho é mais limitada que a transmissão via Bluetooth.

Como comparar essas duas tecnologias de transmissão de dados a curtas distancias?

  • Em quanto ao alcance efetivo, o infravermelho é muito curto, geralmente não superior a 5 metros, e muitas vezes mais próximo de um metro. O Bluetooth tem um alcance entre 10 e 100 metros, em dependência da classe do aparelho.
  • Em relação ao poder de transpor barreiras, o infravermelho requer uma linha direta de visão entre os dispositivos para se comunicar. O aparelho receptor também deve ser posicionado dentro de um cone de conversão relativamente estreito em relação ao transmissor. O Bluetooth, devido ao uso de ondas de rádio em vez de luz, não está sujeito a essas limitações; o dispositivo de transmissão pode ser posicionado em qualquer lugar dentro do alcance efetivo da tecnologia.

Para entender mais das tecnologias Bluetooth e Infravermelho aqui:

https://brainly.com.br/tarefa/25105003

https://brainly.com.br/tarefa/30517976

https://brainly.com.br/tarefa/20558646

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes