Infraestrutura e logística no Brasil, resumoo
Soluções para a tarefa
Resposta:
O crescimento econômico nacional se encontra mitigado, muito por conta da defasada infraestrutura logística brasileira. A ineficiência dessa área dificulta os diversos objetivos de uma nação, e a grave crise financeira nas duas últimas décadas fez com que o país ficasse incapaz de gerar poupança para um melhor financiamento de investimentos nesse setor.
A partir de 1984, o acelerado declínio dos investimentos públicos ocasionou uma rápida deterioração dos serviços de estoque de capital em infraestrutura, provocando o aumento dos custos econômicos. Isso fez com que o país perdesse em competitividade interna e externa devido aos problemas na produção de serviços de transportes.
Para atender às demandas de transportes, é preciso de uma série de incentivos (públicos e privados). Nessa perspectiva, foi criado em 2006 o já citado PNLT, que visa o desenvolvimento dos modais de transportes ferroviário e aquaviário, com prazo até 2023.
O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) também buscou investir em obras voltadas aos transportes. Contudo, ao final do programa, várias delas não haviam sido iniciadas por causa de questões políticas, questões locais e conflitos com a legislação ambiental.
Algumas das metas promovidas pelo PAC, entretanto, estimularam o investimento privado e, gradativamente, melhoram as operações em logística.
O setor da mineração está investindo cerca 5 bilhões de reais por ano no sistema ferroviário. Já o setor de tecnologia e integração promove pesquisas e desenvolvimento de sistemas informatizados que contribuem para diminuir os gastos de transportes e estoques.
Assim, para viabilizar a modernização e o crescimento, é preciso, além dos incentivos à participação da iniciativa privada, comprometimento e planejamento do governo no tocante aos devidos investimentos necessários.
Para o empreendedor, negociações realizadas com as transportadoras poderiam reduzir os custos operacionais do seu negócio, como a terceirização dos transportes, o que pode oferecer vantagens e benefícios.
Portanto, com os devidos incentivos e um plano estrutural logístico podemos dizer que haverá uma melhora significativa no desenvolvimento econômico de forma mais acentuada. Caso contrário, o Brasil possivelmente enfrentará os apagões logísticos, proporcionando mais problemas para os setores envolvidos nesse processo.