informaçoes sobre ogricultura moderna
Soluções para a tarefa
Resposta:
A agricultura moderna é sustentada pelas inovações tecnológicas, promovendo investimento constante na seleção das melhores toxinas, enzimas ou hormônios para o controle de pragas e no desenvolvimento de sistemas práticos de produção e distribuição, reduzindo o impacto desses produtos no meio ambiente.
Explicação:
A agricultura moderna pode ser compreendida como o modelo de produção que incorpora grande acervo de tecnologia e conhecimento relacionados à produção agrícola. A conexão entre agricultores, pesquisadores e indústria tem sido crucial para se trabalhar pelo desenvolvimento de ferramentas e estratégias que elevaram a produtividade num padrão sustentável.
Podemos contextualizar a agricultura em duas fases principais:
- Primeira: agricultura de sistema extensivo (agricultura tradicional ou de subsistência), era a principal forma de se cultivar plantas há milhares de anos. Foi desenvolvida e adotada por antigas civilizações e comunidades indígenas. Nessa forma de se produzir alimentos a mão de obra direta, ou seja, aquela em que não há intervenção de nenhum maquinário é utilizada em todo o processo.
- Segunda: é a que conhecemos como agricultura moderna (sistema agrícola intensivo) e que surgiu na primeira fase da Revolução Industrial (séculos XVIII e XIX). Esse modo de produção é baseado na utilização de energia elétrica, é mais profissionalizada e com maiores índices de desempenho em colheita de safras.
O que é agricultura moderna?
O processo de inovação na agricultura tem sido cada vez mais acelerado. Nele observamos a substituição da tração animal por máquinas a gasolina, acompanhamos os avanços em pesquisas de melhoramento genético de plantas, assim como o desenvolvimento de fertilizantes, defensivos e outras estratégias para o controle de pragas e doenças.
Dessa forma, damos o nome de agricultura moderna para a prática realizada no campo, que é conduzida de maneira tecnificada e estruturada. Para isso, o agricultor faz uso de diversas tecnologias, insumos e planejamentos, tendo como objetivo principal abastecer diversos mercados. Além disso, a agricultura moderna visa melhorar o desenvolvimento de plantas cultivadas, reduzindo o uso de recursos naturais.
A agricultura tradicional ainda é realizada em pequenas propriedades e geralmente são destinadas apenas à subsistência das famílias que praticam o cultivo, sem comercialização em larga escala e baixo emprego de insumos.