Influenciadores digitais
A popularização da internet deu voz a qualquer um que saiba usar as plataformas disponíveis, e alguns acabam se tornando celebridades da web. Eles se destacam pela produção de conteúdo relevante para redes como o Instagram, o YouTube, blogs, Snapchat e o Tik Tok, atingindo um número gigantesco de pessoas rapidamente. Essa popularidade pode ajudar na estratégia de marketing de uma empresa, sendo capaz de alavancar o sucesso de uma marca.
Como reconhecer os influenciadores digitais
Para reconhecer influenciadores digitais é preciso analisar seu comprometimento, se o conteúdo é de qualidade, se existe frequência na publicação e o impacto que as postagens possuem. Eles não têm um perfil pré-determinado, fazem parte de diferentes grupos, não importando o poder aquisitivo, a etnia ou a localização. Não estão apenas no eixo Rio-SP e produzem conteúdo a partir dos lugares mais distantes dos centros econômicos e culturais.
Outra característica é o público-alvo. Em sua grande maioria eles atendem uma audiência específica – construída a partir da afinidade entre os gostos e hábitos – e sabe a melhor linguagem para se comunicar com ela.
O que determina os influenciadores digitais não é exatamente a quantidade de seguidores que eles têm, mas se eles são reconhecidos pelo trabalho que fazem, pelo poder de influência que tem. Números de curtidas em páginas do Facebook podem ser comprados, números de pageviews do blog ou de qualquer outra plataforma podem ser fabricados.
QUESTÕES
Você aprecia algum influenciador? Se sim, faça um breve relato do porque ela/ele chamou a sua atenção.
Tê-los como referência para tomadas de decisões, e escolhas de modo geral, é sempre viável? Por que.
Você se vê representado nas mídias convencionais: novelas – telejornais – programas de TV e afins? A busca pelos youtubers pode ser uma consequência da falta de proximidade linguística, estética, ideológica e entre outras características representativas das mídias convencionais?
Você já viu ou ouviu falar da “cultura do cancelamento”? Pesquise para responder essa questão. Você considera que: é uma ação conjunta de haters, ou de militantes que buscam responsabilidades pelos influenciadores ou ação de pessoas desocupadas? Explique.
Você sabe dizer quando começou a usar esse tipo de mídia? Vale lembrar que antigamente se tratava as realidades do dia a dia em lugares abertos como pracinhas, escola, roda de amigos e comunidade. Você considera que hoje o Youtube “parece” estar substituindo esse contato físico e dinâmico, estando sempre pronto a te receber?
Soluções para a tarefa
Resposta:
O TikTok é a rede social em maior ascensão desde 2014. Hoje, o aplicativo é o quarto mais baixado no mundo e possui cerca de 500 milhões de usuários ativos diariamente, ficando atrás apenas de redes sociais mais consolidadas, como Facebook, YouTube e Instagram. O app tem como principal objetivo o compartilhamento de vídeo curtos por seus usuários. Com toda essa ascensão, existe o interesse em saber como o TikTok se compara com outros espaços virtuais.
A plataforma é atualmente a que tem o maior número de downloads no mundo. Sua média de downloads chegou a 75 milhões por dia. No total, o app já foi baixado 1,5 bilhão de vezes. Isso gerou um alerta vermelho nas demais redes sociais, fazendo com que algumas delas trouxessem atualizações com a mesma funcionalidade do TikTok.
Aumento da relevância do TikTok
O aplicativo original da China surgiu em 2013 após de juntar a um outro aplicativo chamado Musical.ly. O TikTok pode ser considerado uma mistura do extinto Vine com o Snapchat. A proposta é compartilhar vídeos rápidos, mas de forma criativa.
A criatividade usada pelos “tiktokers” também reforça o propósito da plataforma. Por lá, são compartilhados duetos, desafios, vídeos com efeitos visuais e diversos filtros. Tudo isso pode ser colocado em apenas um vídeo curto de 15 segundos. Isso chamou a atenção de marcas para criar parcerias com influencers presentes no TikTok.
Explicação: Poís o TikTok é a rede de irtenet mais famosas hoje atualmente