Ed. Moral, perguntado por Leticia2775, 6 meses atrás

Infelizmente são muitos contra valores que vive com a nossa vida. cite alguns exemplos​

Soluções para a tarefa

Respondido por christianeluc
0

1 – Empatia

A empatia é um valor humano importante porque representa o exercício de se colocar no lugar do outro e, assim, pensar melhor em como agir em relação a ele. Para ser mais empático, é preciso exercitar a perspectiva, olhando para cada situação como se fosse você no centro dela. Assim, conseguirá praticar uma série de outros valores, muitos, inclusive, dos que estão listados aqui.

2 – Amor

O amor é um valor de poder imensurável, está presente dentro de famílias, no relacionamento que se tem com amigos e também deve estar em relação ao próximo. Assim como a empatia, o amor traz com ele uma série de outros valores fundamentais, como o respeito, a compreensão, o compartilhamento, a felicidade. Um sentimento que se manifesta através da bondade.

3 – Justiça

A justiça é imprescindível para a boa convivência da sociedade, é ela que determina até onde vão os direitos de cada indivíduo e começam os seus deveres. Além da justiça que está ligada às leis, devemos nos lembrar também daquela que está subentendida do ponto de vista moral e ético. Você pode fazer isso buscando ser justo ao tomar decisões que impactem a vida de terceiros, sendo empático e prezando sempre pelo equilíbrio.

4 – Honestidade

A honestidade é um valor humano de grande importância, mais do que exigir isso dos nossos governantes, devemos torná-la presente em todas as nossas ações. Por mais que, em algumas situações, ser honesto demande maior esforço e não tenha a garantia de vantagens, sempre vale a pena seguir o caminho mais longo. Isso garante que mantenha sua consciência tranquila e não corra o risco de ter que lidar com as consequências da desonestidade no futuro.

5 – Respeito

Respeitar os outros é respeitar a nós mesmos, a nossa essência como seres humanos. Para isso, mantenha-se sempre atento em relação aos limites dos seus direitos, para evitar invadir o direito do outro. Seja respeitoso sempre, independentemente se os demais o são, faça isso porque acredita ser o correto, porque faz parte da sua essência, é assim que se contribui para um mundo melhor.

6 – Honra

Uma pessoa honrada é aquela que se comporta de maneira digna, mostrando que faz por merecer o respeito e a confiança dos demais, independentemente de eles poderem oferecer a ela ou não algum benefício. Para ter honra, é preciso agir de acordo com os seus princípios sempre, sendo verdadeiro e honesto em qualquer lugar ou situação.

7 – Liberdade

Ser livre não significa agir sem critério ou responsabilidade e sim gozar do seu livre arbítrio com responsabilidade, considerando a liberdade a qual o outro também tem direito. Todos são livres para fazerem suas escolhas e viverem suas vidas da forma que desejarem, desde que não causem prejuízo a terceiros.

De acordo com a Declaração Universal dos Direitos Humanos: Todos os homens nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade.

8 – Responsabilidade

Responsabilidade envolve fazer escolhas e assumir as consequências dos próprios atos. Quando uma pessoa se assume responsável por tudo o que faz, toma posse da sua liberdade de decisão, evitando se tornar refém da vontade de terceiros. A responsabilidade é o preço a ser pago pela liberdade, mas é, certamente, um preço que vale a pena pagar.

9 – Solidariedade

A espécie humana apenas existe até hoje e sobreviveu aos desafios apresentados nos primórdios por conta da solidariedade. Ser solidário significa ajudar o próximo sem segundas intenções, apenas pelo desejo de contribuir para o bem-estar dele. Quando somos solidários estamos unindo esforços e nos tornando mais fortes.

Existem muitas maneiras de exercer a solidariedade nos dias de hoje, seja ajudando pessoas próximas, fazendo parte de causas sociais e através de pequenas atitudes do dia a dia. A cada atitude solidária que tem, está plantando uma semente e incentivando aqueles que estão ao seu redor e receberem o ato de bondade a o passarem adiante.

10 – Tolerância

Por fim, um valor também muito importante, capaz de evitar desentendimentos dos mais diferentes tipos, a tolerância. Ser tolerante é respeitar o outro como ele é, evitando impor os seus próprios valores aos demais, afinal de contas, somos todos livres para nos expressarmos e agirmos da forma que acharmos melhor. Lembre-se sempre que não precisamos concordar para tolerar.

Perguntas interessantes