Industrialização em países subdesenvolvidos [...] Praticamente todas as economias periféricas do planeta são conhecidas por seus históricos econômicos marcados por uma produção puramente rural. A industrialização, nesses casos, ocorreu de forma mais consolidada a partir da década de 1950, de modo que em muitos países esse processo ainda se encontra em fase inicial, como é o caso de alguns territórios da África e da Ásia. Em outros, como boa parte da América Latina, o norte africano e a África do Sul, bem como uma fração dos países asiáticos, o processo de industrialização encontra-se em etapas mais avançadas, embora tenha se constituído de maneira tardia em relação aos países desenvolvidos. [...] Disponível em: . Acesso em: 11 ago. 2017. Fragmento. Com base nesse texto, a industrialização dos países ditos subdesenvolvidos baseia-se A) na inserção do neoliberalismo através do modelo de Estado nacional desenvolvimentista. B) na melhoria dos índices de desenvolvimento humano através da geração de riquezas. C) na preponderância de empresas estatais voltadas à produção de bens não duráveis. D) no investimento estrangeiro com vistas à formação de mão de obra qualificada. E) no predominio de investimentos estrangeiros no setor secundário.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
A alternativa correta sobre países subdesenvolvidos e industrialização é a E.
Os países subdesenvolvidos, também conhecidos como países periféricos, se caracterizam pelo desenvolvimento tardio e dependência de investimentos estrangeiros nas indústrias.
Em grande parte dessas economias, existe a predominância de empresas estrangeiras de baixo domínio de tecnologias. As empresas estrangeiras deslocam seu capital para lá em busca de vantagens.
Perguntas interessantes