Indústria de Pão de Queijo KIKEYJO.
Iguaria tipicamente mineira, o pão de queijo resiste aos tempos de crise, com produção crescente no Brasil nos últimos anos. Este produto é amplamente consumido em diversas ocasiões: está no café da manhã, no café da tarde, nos lanches e nas festas de muitas casas brasileiras. Devido ao crescente consumo nos últimos anos, comércio e indústrias aumentaram o interesse em comercializá-los. Produtores e comerciantes apostam também no aumento de até 25% de sua produtividade em menos de 5 anos, visando atingir metas extras de exportação.
Para tanto, este produto, mesmo considerado um alimento de preparo simples, exige atenção em relação a sua qualidade. Os fabricantes devem estar sempre atentos à recepção da matéria- prima, ao local de processamento, ao processo, à produção, às máquinas e aos equipamentos, visando sempre uma qualidade assegurada e que lhes garantam sucesso no empreendimento.
A data de criação da quitanda a base de polvilho, leite, ovos e o puro queijo de minas é incerta, mas muitos pesquisadores concordam que ela surgiu no século 18, como alternativa aos produtos feitos com trigo. Assim, os ingredientes básicos que são utilizados em uma receita básica para fabricação pão de queijo são: polvilho azedo, água, leite, óleo, ovos, queijos e sal; com variações na receita dependendo da região e/ou estado do Brasil.
Em relação à fábrica, o ideal é que as instalações forneçam, comodidade e higiene (visto que produtos alimentícios exigem o máximo de cuidado e manuseio), seja ampla, bem iluminada, bem ventilada e que seja o mais afastado da cidade possível (evitando fluxo alto de pessoas). Além do citado, outros fatores devem ser levados em consideração, como: material dos equipamentos, material dos utensílios, uniformes, espaço físico, limpeza do espaço, enfim, todas as exigências da legislação vigente.
Porém, na indústria KIKEYJO, tais informações não estão sendo constatadas. Alguns problemas foram levantados por um consultor especialista em análise de problemas:
• Denúncias em relação à problemas trabalhistas.
• Consumidores do pão de queijo estão exigindo que a empresa lance uma nova embalagem, visando questões relacionadas a sustentabilidade, o que fez com que os diretores entrassem em pânico por não saberem elaborar um projeto de inovação.
• Há ausência de planejamento e organização empresarial.
• Problemas graves relacionados ao processo, pois a etapa de inserção dos ovos na receita está causando contaminação cruzada e perda excessiva do produto. Além disso, as cascas dos ovos não estão sendo descartadas corretamente, o que levou a empresa a deter uma multa de 15 mil reais.
• Os colaboradores que estão sempre em contato com as câmaras fria reclamam da falta de EPIs. Acreditam que existam regulamentos e equipamentos específicos para funcionários que trabalham diretamente com este equipamento.
• A indústria KIKEYJO comprava o polvilho dos pequenos produtores locais, o que barateava o custo do produto e também estimulava a economia local. No entanto com as normas de fiscalização mais rígidas, o polvilho não poderá mais ser comprado desses pequenos produtores, visto que o seu processo de produção não atende a todos os padrões estabelecidos nas normas de qualidade.
• Com o intuito de aumentar a sua produção é necessário que a indústria passe por um processo de automação da produção, pois dessa forma o seu custo diminui e a produtividade aumenta.
• Dados do RH mostram que uma parcela significativa das faltas dos colaboradores é decorrente de problemas de saúde que poderiam ser evitados se eles tivessem programas de conscientização e/ou de cuidado com a saúde.
Tendo em vista as necessidades levantadas pelo consultor, será necessário avaliar e apresentar soluções para as tarefas a seguir.
Agora, é com vocês! Bom trabalho!
Soluções para a tarefa
Resposta:
A adoção de boas práticas de higiene é requisito básico para qualquer empreendimento, mas quando se trata da produção de itens alimentícios, os cuidados com a limpeza devem ser redobrados. O público cada vez mais exigente, aliado à fiscalização rigorosa, fez com que o perfil das pequenas queijarias se modificasse, tornando-se locais limpos e organizados. Essas ações devem ser garantidas em todas as etapas, desde a produção até o armazenamento. 66996945762.
Explicação:
Este trabalho temos corrigido com conceito nota máxima e muitos outros trabalhos corrigidos com conceito nota máxima, com pouco mais de uma década de experiência no mercado pode trazer excelência em Portfolios. Com uma atenção e dedicação a nossos clientes e amigos trazemos a melhor experiência em consultoria, aqui seu conceito é nosso compromisso vamos conversar 66996945762.