indústria cultural se tornou um tema de investigação das ciências sociais através da obra de Theodor Adorno e de seus colegas da Escola de Frankfurt. Esse autor considerava que a objetificação da cultura em valor econômico trazia uma série de consequências para a sociedade. A primeira e mais importante dessas consequências seria encontrada através de um discurso único, de forte carga ideológica. Adorno se referia ao fato de que, no final do século XIX e no início do século XX, se descobriu a importância da cultura para viabilizar projetos econômicos e políticos. Dessa forma, o autor avaliava que:
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Você esqueceu de completar o texto mas posso te ajudar.
Para Adorno, a modernidade, e, o acesso à informação nos dias de hoje está vinculado às tecnologias e aos diferentes veículos de comunicação que interagem com os grupos e auxiliam na produção do conhecimento, porém, a alienação está nessa transmissão massiva que acaba definindo as ações, gostos e noções do indivíduo, por isso, o campo de pesquisa é importante como um objeto de estudo social.
Ele também ressalta que a partir do momento que o estado fomenta a violência, como dito por Adorno em sua obra, a violência continuará a existir e prejudicar a configuração social na qual vivemos.
Perguntas interessantes
Português,
9 meses atrás
Geografia,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás