Indivíduos tratados com hormônio de crescimento humano antes de 1985 têm risco de desenvolver doença deCreutzfeld-Jacob, que se acredita seja transmitida por agentes patogênicos chamados príons. O hormônio era entãoproduzido a partir de hipófise de cadáveres e, em 1985, foi introduzido o hormônio de crescimento recombinante,produzido em laboratório por bactérias.a) Como a aplicação de hormônio de crescimento de hipófise pode estar relacionada com essa doença?b) Por que a proteína recombinante não apresenta risco do desenvolvimento dessa doença?
#ENADE
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
A) Os príons são proteínas que sofreram alguma alteração, e por isso são estranhas ao organismo e podem causar danos, no caso da proteína produzida em cadáveres, ela pode sofrer alterações, pois os tecidos estão em decomposição e o material genético também, gerando proteínas modificadas que causam a doença de Creutzfeld-Jacob.
B) A proteína produzida pela técnica de DNA recombinante não tem esse risco, pois o ambiente é controlada, e as bactérias que receberam o gene estão integras, com o material genético intacto.
Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes
Inglês,
8 meses atrás
História,
8 meses atrás
História,
8 meses atrás
ENEM,
11 meses atrás
ENEM,
11 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás