Indispensável para manter a saúde bucal.
Soluções para a tarefa
escovas os dentes após as refeições, usar fio dental, enxaguante bocal, ir ao dentista periodicamente etc.
É complicado escolher uma só ação como a principal, visto que, um conjunto de ações se faz necessário para uma saúde completa da boca e que isso já acontecia dês do período neolítico.
Segundo Paulo de Oliveira Bueno, diretor do Instituo Museu e Biblioteca de Odontologia de São Paulo, a princípio, a preocupação do homem era com o mau hálito. “Há estudos que mostram que desde muito antigamente o homem já fazia bochechos com uma mistura de hortelã e água para deixar o hálito mais agradável”. Hoje em dia a preocupação vai além do hálito e uma rotina metódica de fez ocorrer. Bochecho com água, fio dental, escovamento da língua, tudo isso acabaria não surtindo efeito se a quantidade de pasta ou até sua composição não fosse a adequada. A quantidade de pasta à ser usada deve ser moderada, não mais que um grão de arroz, pois o uso de pastas de má qualidade pode acabar retraindo as gengivas e mesmo as de quantidade ideal também podem provocar o mesmo sintoma acima da quantidade recomendada. Não menos importante é a limpeza do céu da boca, assim como a língua pode contaminar outras áreas da boca, com ele não é diferente.
Tendo em vista que são muitas ações e que bem mesmo antes da invenção da pasta de dente já se tinha um certo cuidado com os mesmos(até porque eles eram arrancados) o fator indispensável seria a limpeza constante dos dentes depois da alimentação, respeitando a quantidade ideal de pasta.