indique verdadeiro (V) ou falso (F) nas afirmativas abaixo, sobre os fatores que promovem obesidade em alguns países e fatores que levam a fome de milhares de pessoas em outros países.
a) ( ) A fome atinge, principalmente, as populações dos países subdesenvolvidos (América Latina, África e parte da Ásia), pois boa parte da população não possui condições financeiras para aquisição de alimentos, mesmo com a elevação da produção agrícola após sua mecanização.
b) ( ) A agricultura familiar mecanizada produz o suficiente para atender a maior parte da população mundial, porém a população dos países desenvolvidos sofrem distúrbios alimentares em virtude de contar apenas com produtos naturais como base alimentar.
c) ( ) A obesidade não está necessariamente relacionada à ingestão de alimentos em excesso, mas com a qualidade desses alimentos. Historicamente, a obesidade em adultos era muito maior na África e na Ásia do que em países como os EUA.
d) ( ) O problema da obesidade afeta principalmente as populações dos países desenvolvidos, por causa do elevado consumo de produtos industrializados, que são pouco nutritivos e muito calóricos.
e) ( ) A fome é um problema somente dos países em desenvolvimento.
Assinale a sequência correta. *
a ) F, F, V, V. V
b) V, F, F, V. F
c)F, V, F, V. V
d)F, F, F, V. F
e)V, V, V, F.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A alimentação é fator primordial na rotina diária da humanidade, não apenas por ser necessidade básica, mas principalmente porque a sua obtenção tornou-se um problema de saúde pública, uma vez que o excesso ou falta podem causar doenças. O objetivo desse trabalho é fazer um estudo retrospectivo que venha oferecer subsídios para uma reflexão sobre o panorama da alimentação mundial. Através da evolução histórica da alimentação mundial verifica-se que gastronomia, recursos, hábitos e padrões alimentares, são aspectos importantes que nos auxiliam a refletir sobre a complexidade e a magnificência que permeiam as relações entre os diversos países. Quando se fala em alimentação não há como não pensar na conseqüência da falta da mesma: a fome. Problema de extrema gravidade que atinge milhões de pessoas em todo o mundo. As desigualdades econômicas e sociais têm impossibilitado que as populações, principalmente de países em desenvolvimento tenham acesso à alimentação. É importante perceber a emergência de decisões políticas que priorizem o desenvolvimento econômico através de uma melhor distribuição de renda e de uma política agrícola, auxiliadas por novas tecnologias.
alimentação; fome; hábitos alimentares; história da alimentação
Food is a fundamental factor in the human daily routine, not only because it is a basic need, but also because access to it has become a Public Health problem given that both lack and excess may lead to disease. This study aimed at making a retrospective study to offer subsidies for a reflection about world alimentary patterns. The historic evolution of world nutrition reveals that gastronomy, resources, habits and food patterns are important aspects for a reflection on the complexity and richness among countries. When one talks about food it is impossible to forget hunger, a serious problem for it hits millions around the world. Economic and social inequality have hindered acess to food for populations, mainly in developing countries. It is important to perceive the emergency of political decisions that give priority to the economic development through better income distribution and agricultural policies, helped by new technologies.
Feeding; Hunger; Food Habits; Feeding History
ARTIGOS
Alimentação mundial uma reflexão sobre a história
Edeli Simioni de AbreuI; Isabel Cristina VianaII; Rosymaura Baena MorenoII; Elizabeth Aparecida Ferraz da Silva TorresIII
IDoutoranda do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, São Paulo, SP
IIMestre do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, São Paulo, SP