Indique uma razão e uma consequência do fenômeno das ilhas de calor.
Soluções para a tarefa
Resposta:
ILHA DE CALOR
GEOGRAFIA
Ilha de calor é caracterizada pelas maiores temperaturas nas cidades em relação à zona rural. Esse fenômeno pode ser amenizado com o aumento de áreas verdes, por exemplo.
O fenômeno climático conhecido como ilha de calor é característico de áreas urbanas.
O fenômeno climático conhecido como ilha de calor é característico de áreas urbanas.
Ilha de calor é um fenômeno climático urbano caracterizado pela maior temperatura das cidades em relação às áreas vizinhas, como as zonas rurais. Esse aquecimento se dá em função da maior concentração de materiais como asfalto, concreto e superfícies escurecidas, que absorvem mais calor, da poluição, da atividade antrópica, da ausência de vegetação e corpos d’água, além da impermeabilização do solo. Há, com isso, uma piora na qualidade do ar e da água nas cidades, o que é seguido pela ocorrência de doenças associadas e queda na qualidade de vida nessas áreas. Resumo sobre ilha de calor
Ilhas de calor são um fenômeno climático urbano caracterizado pela ocorrência de maiores temperaturas nas cidades em relação aos seus arredores.
Ilhas de calor ocorrem em função da concentração de materiais que absorvem mais calor e possuem baixa capacidade reflexiva, como asfalto e concreto, do adensamento de prédios, que bloqueia o fluxo de ar, da atividade antrópica e da escassez de vegetação e corpos d’água.
Ilhas de calor pioram a qualidade de vida nas cidades devido à maior poluição do ar e a doenças associadas às elevadas temperaturas e à qualidade do ar e da água; alteram o microclima; e podem prejudicar os ecossistemas aquáticos pela elevação da temperatura das águas.
Entre soluções para esse fenômeno, podemos citar a adoção de materiais mais claros e permeáveis nas cidades, de telhados ecológicos ou reflexivos, e a ampliação das áreas verdes.
O que é ilha de calor?
As ilhas de calor são um fenômeno climático típico de áreas urbanas, e, por essa razão, são chamadas também de ilhas de calor urbanas. Elas são caracterizadas pelas temperaturas mais elevadas na cidade do que nos seus arredores, como a zona rural.
Causas da ilha de calor
Existe uma série de fatores que interferem na temperatura das cidades e, por conseguinte, na formação das ilhas de calor. O primeiro e talvez principal deles é a grande concentração de elementos compostos de materiais que absorvem mais calor durante o dia e possuem menor capacidade de reflexão, contribuindo para a elevação da temperatura do ar nas suas proximidades. Trata-se aqui do asfalto presente nas ruas, do concreto das calçadas e edifícios, dos tijolos e outros elementos que dispõem de características térmicas similares.
A grande emissão de gases poluentes, como por meio de veículos e da atividade industrial, faz com que haja a retenção de calor próximo da superfície, aumentando a temperatura dessas áreas, o que é causado igualmente pelas atividades humanas.
O próprio adensamento de edificações característico dos centros urbanos interfere na formação desse fenômeno, uma vez que interrompe o fluxo natural dos ventos que contribuiria para a ocorrência de temperaturas mais amenas, e, além disso, bloqueia a saída do ar quente proveniente do calor irradiado pelas superfícies, concentrando-o nas camadas mais baixas. Esse aspecto das cidades pode causar diferenças de temperaturas dentro da própria área urbana, em que o centro é mais quente do que os bairros vizinhos.
Contribui para a formação de ilhas de calor também a escassez de elementos naturais, como a ausência vegetação nas áreas urbanizadas e a menor ocorrência de corpos d’água que foram ou canalizados ou suprimidos gradualmente pela expansão do tecido urbano.