INDIQUE UM FATOR IMPORTANTE PARA O DESENVOLVIMENTO DA INDUSTRIA ALEMA
Soluções para a tarefa
Resposta:
Fatores para o início da industrialização na Alemanha
O primeiro fator foi a unificação, lembrando que antes a Alemanha era dividida em 39 estados diferentes e independentes. Com a unificação, a Alemanha passou a ser uma nação só.
A unificação aconteceu após a vitória da Prússia na Guerra Franco-Prussiana, em 1870. No ano seguinte, em 1871, a Prússia unificou a Alemanha.
Nesta guerra também houve a conquista das regiões da Alsácia-Lorena, ricas em carvão e minério de ferro, essenciais para a indústria.
Essa região que antes pertencia à França, passou a ser parte da Prússia, do império alemão com a unificação e continua parte da Alemanha até o final da Primeira Guerra Mundial, pois, com o Tratado de Versalhes, os alemães foram obrigados a devolvê-la para a França.
Em 1871, após a vitória na Guerra Franco-Prussiana, a Prússia unificou a Alemanha, mas reparem que a bandeira era diferente, pois essa era a bandeira do Império Alemão. Então a Prússia unificou a Alemanha como o Império Alemão e o imperador da Prússia tornou-se o imperador do Império Alemão, que era Guilherme I.
O imperador foi coroado no palácio de Versalhes, na França.
A unificação da Alemanha foi uma aliança entre a aristocracia, grandes proprietários rurais e a alta burguesia. Logo após a unificação, houve uma rápida e grande ascensão econômica. Foi logo depois da unificação que a Alemanha se industrializou.
As medidas que ocorreram pós-unificação foram a criação da moeda única, padronização das leis, unificação das taxas e essas três coisas facilitaram muito o comércio e a expansão dos negócios.
Anteriormente, cada estado tinha moeda, lei e taxas diferentes. A unificação foi uma união aduaneira, mas nem tudo isso estava unificado.
Com os (incompreensível (02:34) todos passaram a ter a mesma moeda, as mesmas leis e as mesmas taxas.
O uso de terras também mudou com o fim da servidão e esses camponeses acabaram migrando aos poucos para as cidades aos poucos e, com isso, foram surgindo os consumidores.
Matéria-prima e transporte
As regiões da Asácia-Lorena tinham carvão e minério de ferro, que são muito importantes para a industrialização.