Indique os principais teóricos modernos que contribuiram para o pensamento a respeito da justiça.
Soluções para a tarefa
O conceito de Justiça na Idade Moderna incide em seus principais teóricos e suas obras: “O Leviatã” de Thomas Hobbes, o “Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens”, de Jea Jacques Rousseau, “Metafísica dos Costumes” e “Fundamentação da Metafísica dos Costumes”, ambos de Immanuel Kant.
Para Hobbes, a noção de Justiça é desprovida de sentido, caso não seja considerada à luz da soberania. Prevalece, assim, o Estado, em relação ao Direito Natural. Para ele, os nomes justo e injusto quando atribuídos aos homens significam uma coisa e quando atribuídos às ações significam outra.
Para Rousseau, as questões de justiça não podem ser tratadas com vistas apenas à busca da estabilidade das instituições, mas pressupõem a prioridade de um critério normativo independente, que permitem analisar a justiça de uma ordem social dada, em comparação com a justiça ideal.
Kant, formula uma introdução à doutrina do direito. Pergunta o que é direito, definindo-o como o conjunto de condições, por meio das quais o arbítrio de um pode harmonizar-se com o arbítrio de outro, segundo uma lei universal de liberdade.
Bons estudos!
Bons estudos!