História, perguntado por liviahelena0512, 10 meses atrás

Indique os principais motivos que levaram as colônias espa-
nholas à independência.​

Soluções para a tarefa

Respondido por rosangelamadrugagp
6

Resposta:

Independência da América Espanhola

No início do século XIX, quase todas as colônias espanholas na América se tornaram independentes, e a Espanha deixou de ser potência mundial. As novas repúblicas mantiveram, porém, dependência econômica em relação aos países ocidentais.

Enquanto o Brasil trilhava um caminho de independência com a família real de Bragança, a América Espanhola realizava sua emancipação política por meio de movimentos militares, proclamações de república e participação de milhares de homens do povo.

As causas da independência

Seguindo o exemplo dos Estados Unidos, entre 1810 e 1825 teve início o processo de independência da maioria das colônias espanholas na América.

As causas foram as seguintes:

A difícil situação criada na Espanha pela invasão francesa por Napoleão Bonaparte, que resultou na ruptura do contato direto com a América, e o vazio de poder criado pela detenção dos reis espanhóis na França.O descontentamento dos criollos (descendentes de espanhóis nascidos na América), que não podiam exercer cargos políticos e eram contra a manutenção do monopólio comercial. Os povos indígenas viviam uma forte tensão social, sendo muito explorados pelos não-indígenas. A independência foi, sobretudo, uma espécie de rebelião das colônias contra a metrópole.A influência das ideias iluministas e os exemplos bem-sucedidos da independência norte-americana e da Revolução Francesa, assim como a ajuda da Grã-Bretanha e dos Estados Unidos, países interessados em afastar a Espanha do comércio americano.

Respondido por gihhsoaresp6qhla
2

Resposta:

Entre os principais motivos, o candidato poderia citar: a incompatibilidade entre o desenvolvimento econômico interno das colônias promovido pela elite criolla e a vigência do Pacto Colonial imposto pela metrópole; a influência das ideias iluministas e do processo de independência dos Estados Unidos; os desdobramentos da Revolução Francesa, com a invasão napoleônica da península Ibérica; o apoio inglês aos movimentos de emancipação; a crescente afirmação da identidade dos “povos americanos”, conforme expresso numa produção cultural que antecipava o nacionalismo.

Perguntas interessantes