Indique o nome e descreva as estruturas que protegem os nossos olhos
Soluções para a tarefa
Resposta:
Córnea- Essa camada, que é a primeira atingida pela luz, é formada por tecido transparente e resistente. Ela protege o globo ocular contra traumas e contaminações, além de ajudar a dar formato ao globo e atuar na refração da luz. Essa estrutura é frequentemente limpa pelas lágrimas, que são espalhadas pelas pálpebras.
Esclera – Conhecida como o branco dos olhos, essa região é formada principalmente por fibras colágenas. Atua como barreira para o conteúdo intraocular e é um local de fixação para os músculos extraoculares, que garantem a movimentação dos olhos. Além disso, possui função de proteção mecânica.
Coroide – Revestimento membranoso e vascularizado localizado dentro da esclera. Sua principal função é nutrir as camadas dos olhos.
Íris – Facilmente diferenciada, a íris é a parte colorida dos olhos e está localizada logo atrás da córnia. Essa estrutura funciona como um diafragma de uma câmera, ajudando a controlar a abertura e o fechamento da pupila. Para ajudar no controle do tamanho da pupila, essa região possui músculos lisos que atuam nessa movimentação.
Pupila – Abertura localizada na região central dos olhos e por onde ocorre a entrada de luz. O diâmetro médio dessa estrutura é de 2-4mm.
Cristalino ou Lente – Estrutura responsável por ajustar o foco de luz e é formada por água, proteínas e minerais. A lente destaca-se por sua capacidade de acomodação, modificando seu formato e garantindo, assim, a focalização em objetos de diferentes distâncias.
Retina – Região localizada na parte interna do olho e rica em fotorreceptores. É nessa região que a luz é focalizada e os impulsos nervosos são gerados em direção ao sistema nervoso central. Na retina, é possível diferenciar dois tipos de receptores: bastonetes e cones. Esses últimos permitem a visão em cores, e os bastonetes são usados, principalmente, na visão no escuro.
Nervo óptico – Nervo responsável por levar os impulsos nervosos do olho para o cérebro para que os sinais sejam processados. É formado por aproximadamente um milhão de axônios.
Explicação: