Indique e explique dois fatores que favoreceram a exploração da agricultura canavieira, no nordeste brasileiro, a partir do séc. XVI:
Soluções para a tarefa
Junto com as capitanias hereditárias e seus donatários, começa o plantio de cana-de-açúcar no Brasil
Os portugueses esperavam que, ao introduzir o cultivo da cana, conseguissem firmar a colonização, garantir a presença portuguesa e, com isso, impedir as invasões externas e ameaças estrangeiras.
Os motivos que levaram os portugueses a optarem pela cana foram:
experiência anterior no cultivo;
clima e solo favoráveis no Brasil - solo massapê e clima quente e úmido quase que o ano todo;
domínio das técnicas;
alta lucratividades - o açúcar era considerado uma especiaria fina na Europa e, por isso, altamente lucrativa.
Sendo assim, a cana chegou pelas mãos da expedição de Martim Afonso de Souza e o primeiro engenho da colônia localizou-se na cidade São Vicente, no litoral da atual São Paulo.
Favoreceram a exploração da agricultura canavieira a experiência que os portugueses já tinham com o cultivo, o alto preço de mercado do produto e as condições climáticas adequadas que a região apresentava para esta prática.
Como estava organizada a exploração agrícola no Brasil do Século XVI?
Se organizava a partir do modelo de Plantation, que era baseado nos latifúndios (grandes propriedades privadas), na monocultura (produção de um ou poucos gêneros agrícolas), na exportação e na exploração de mão de obra escravizada, em especial de escravizados de origem africana.
Mais sobre o Plantation em:
https://brainly.com.br/tarefa/2830411