indique duas atitudes do Príncipe Dom Pedro que desafiaram as ordens vindas de Portugal
Soluções para a tarefa
Resposta:
A primeira atitude desafiadora de Dom Pedro I foi a recusa de retornar para as terras portuguesas quando solicitado pela corte de Lisboa. Nesse momento, Portugal passava por graves problemas sociais e políticos.
A segunda e grandiosa atitude desafiadora de Dom Pedro I foi, nada mais nada menos que a proclamação da independência do Brasil, às margens do rio Ipiranga, colidindo com as ordens portuguesas que exigiam o seu retorno a Portugal.
Explicação:
Em 1820, a Revolução Liberal do Porto gerou inúmeros conflitos nas terras portuguesas. Com isso, foi exigido, pela corte de Lisboa, o retorno imediato de Dom Pedro I a Portugal. O povo brasileiro insistiu pela estadia do então Príncipe Regente nas terras brasileiras e, cedendo aos pedidos populares, o mesmo recusou o decreto que exigia sua volta a Portugal, desafiando as ordens portuguesas. O dia da sua decisão de ficar no Brasil ficou conhecido como Dia do Fico - 9 de Janeiro de 1822.
O descontentamento português quanto às atitudes do príncipe causaram-lhe inúmeras desvantagens e restrições. A Corte Portuguesa tratou de rebaixá-lo de Príncipe Regente para delegado das cortes e lhes cortaram certos benefícios financeiros. Porém, cada vez mais envolvido com o sentimento de acolhimento do povo brasileiro e cada vez mais popular, em 7 de Setembro de 1822, Dom Pedro I resolve, finalmente, cortar todos os laços que ainda restavam entre Brasil e Portugal. Às margens do Rio Ipiranga, o então príncipe proclama a Independência do Brasil, com seu famoso grito "Independência ou Morte".