Indique dois importantes tipos de uso na:
a) bacia hidrográfica amazônica.
b) bacia hidrográfica do São Francisco.
c) bacia hidrográfica do Paraná.
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) bacia hidrográfica amazônica.
A maior bacia hidrográfica do país e do mundo possui uma área de drenagem de 5,8 milhões de km², abastecendo a população que vive em uma área de quase 7 milhões de km². Dentro do Brasil, a Bacia Amazônica compreende os seguintes estados:
Acre; Amapá; Amazonas; Roraima; Rondônia; Mato Grosso; Pará.
Porém, ela não é exclusivamente brasileira, alimentando alguns países vizinhos, como:
Peru; Bolívia; Colômbia; Equador; Guiana; Venezuela.
Seu rio principal, o Amazonas, recebe três nomes ao longo de seu curso. No Peru, onde está localizada a nascente, possui o nome de Rio Marañón, assim chamado nos demais países andinos por onde corre. Quando entra no Brasil, recebe o nome de Rio Solimões. Ao atingir as águas do Rio Negro, torna-se Amazonas, considerado por muitos o maior rio do mundo.
b) bacia hidrográfica do São Francisco.
Seu principal rio é o São Francisco. Ele nasce em Minas, na Serra da Canastra, e corre no sentido sul-norte. É um rio de extrema importância para a Região Nordeste, pois durante o período da estiagem, alimenta vários açudes, contribuindo para a sobrevivência do sertanejo (o homem do sertão) durante os períodos mais críticos.
Sua capacidade de drenagem alcança os seguintes estados:
Alagoas; Bahia; Minas Gerais; Pernambuco;
Sergipe (onde está a sua foz, na divisa com o território baiano).
Entre as polêmicas que cercam o Velho Chico, como o rio é popularmente conhecido nas regiões por onde passa, está a transposição para áreas interioranas, projeto esse que se iniciou em 1985 e se arrasta até os dias atuais.
c) bacia hidrográfica do Paraná.
*Bacia Hidrográfica do Paraná, Paraguai e Uruguai – Bacia Platina*
Esse conjunto de bacias hidrográficas pode ser uma das mais importantes para o país em termos econômicos, pois está situada em uma região que é considerada a mais rica do Brasil, além de abrigar a maior usina hidrelétrica do mundo, a Usina de Itaipu, na fronteira com o Paraguai, no estado do Paraná. O Rio Paraná tem como afluentes principais o Rio Grande e o Rio Paranaíba, além de ser a fronteira natural com o Paraguai e a Argentina, na foz do rio Iguaçu. Seu curso apresenta vários desníveis e quedas d’água, o que torna a Bacia do Paraná essencialmente de planaltos. Com isso, há um grande potencial hidrelétrico, o que favoreceu a implantação da Usina de Itaipu.
A bacia do Rio Paraguai é basicamente de planície, sendo amplamente utilizada para navegação e escoamento de produção dos três países banhados por esse rio:
Argentina; Brasil; Paraguai.
O Rio Uruguai, presente também em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, possui grande potencial hidrelétrico, além de ser útil para os agricultores brasileiros, uruguaios e argentinos.
Explicação: