Química, perguntado por joicemoraismat9951, 11 meses atrás

Indique a principal diferença entre as reações nucleares de fissão e de fusão.Qual é o papel do nêutron do processo de fissão?

Soluções para a tarefa

Respondido por Thoth
22

Fissão é a divisão de um átomo para formar dois outros, mais leves. A reação libera um nêutron entre outras partículas (fótons, partículas alfa).

Este é um processo exotérmico liberando também energia cinética, térmica, luminosa e energia sob a forma de radiação gama.

A divisão ocorre com o choque de um núcleo atômico com um nêutron.

Fusão é o processo de fazer a colisão de dois átomos para formar um terceiro mais pesado. A reação libera energia (da mesma forma que a fissão, só que em muito maior quantidade) e um nêutron que vai continuar o processo, sem controle.

São usados dois isótopos leves, geralmente isótopos de hidrogênio que são condensados em ambientes de elevadas pressão e temperatura.

- O nêutron acelerado é fundamental para o início da reação de fissão. Serve para quebrar o núcleo do átomo com o qual se choca, dando início à reação em cadeia.

Obs:

A fissão é utilizada nos reatores nucleares para geração de eletricidade porque pode ser controlada, enquanto que a fusão não é utilizada para a produção de energia porque a reação não é facilmente controlada e necessita de condições especiais para que ocorra.

Para que a temperatura para o início da fusão ocorra é usada uma bomba de fissão.  


Perguntas interessantes