Indique a alternativa correta. * 4 pontos A) Antítese e paradoxo são dois nomes para a mesma figura de linguagem, a que utiliza ideias contrárias. B Aliteração, paronomásia, assonância e onomatopeia são figuras de sintaxe. C) As figuras de linguagem são classificadas em: figuras de palavras, figuras de pensamento, figuras morfológicas e figuras de som. D) Este é um exemplo de metonímia: “Parece que temos um Pavarotti”.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa d: Este é um exemplo de metonímia: “Parece que temos um Pavarotti em casa”.
Explicação:
A metonímia é a figura de palavra que substitui uma palavra por outra. Assim, “Pavarotti” substitui o artista por “cantor lírico”. A oração poderia ser escrita da seguinte forma: “Parece que temos um cantor lírico em casa”.
Alguns exemplos de metonímia:
• parte pelo todo: Até hoje não tem o seu próprio teto (em vez de dizer “Até hoje não tem a sua própria casa);
• autor pela obra: Li Camões (em vez de dizer “Li as obras escritas por Camões”);
• marca pelo produto: Preciso comprar Maizena (em vez de dizer “Preciso comprar amido de milho”).
Quanto às alternativas restantes:
a) Antítese e Paradoxo são figuras de linguagem diferentes. Enquanto a antítese utiliza termos com sentidos opostos (Mantêm uma relação de amor e ódio), o paradoxo apresenta ideias - não só termos - com sentidos opostos (“Já estou cheio de me sentir vazio.”, Renato Russo)
b) Aliteração, paronomásia, assonância e onomatopeia são figuras de som ou harmonia (e não figuras de sintaxe).
c) As figuras de linguagem são classificadas em: figuras de palavras, figuras de pensamento, figuras de sintaxe e figuras de som. Não existem figuras morfológicas.