Indique a afirmação FALSA sobre ligação química: * A. Átomos que compartilham elétrons para preencher camadas de valência formam ligações covalentes. B. Ligações iônicas tendem a se formar entre um metal e um não metal. C. Na maioria das ligações, os átomos ligantes adquirem uma distribuição eletrônica semelhante à de um gás nobre, isto é, 8 elétrons na última camada. Esta ideia ficou conhecida como teoria do octeto. D. Ligações iônicas tendem a se formar entre elementos do lado esquerdo da tabela periódica, e ligações covalentes tendem a se formar entre elementos do lado direito da tabela periódica. E. Quando dois não metais se combinam, a ligação entre eles geralmente é covalente
Soluções para a tarefa
Resposta:
D
Explicação:
Resumo:
Ligações iônicas tendem a se formar entre átomos do lado direito E esquerdo da tabela. Ligações covalentes podem se formar entre 2 átomos iguais, não é uma regra em que lado da tabela eles vão estar, mas é muito difícil acontecer entre os elementos do lado esquerdo.
Olha, isso é um conceito básico de química, entender oq são ligações iônicas e covalentes. Vou tentar explicar porque talvez seu professor n tenha tido a explicação que te fez entender.
-----------
Uma ligação iônica é uma ligação onde um átomo "dá" um elétron para o outro. Isso acontece porque para serem estáveis eles geralmente precisam de 8 elétrons na última camada de valência (teoria do octeto). Se você olhar para a tabela, os elementos do lado direito tendem a ter um número muito próximo do 8, ou seja, eles querem ganhar elétrons. Os elementos da parte esquerda têm todos poucos elétrons na última camada, ou seja, eles tendem a perder esses elétrons porque a camada eletrônica anterior à de valência geralmente já é estável, então ao doar esses poucos elétrons da última camada fará com que a mais externa "desapareça" e a camada de valência torne-se a anterior a ela.
Uma ligação covalente é quando dois átomos compartilham elétrons para terem 8 na última camada. É como se fosse uma dupla na sala de aula onde só um tem uma borracha e vocês ficam se revezando. Mas pode não der só uma borracha, pode ser borracha e caneta vermelha (2 elétrons compartilhados), entendeu? Mas imagine que vocês dois têm todo o material que precisam, mas ambos têm uma borracha a mais que tá só atrapalhando no estojo e vocês não se importam de emprestar ela pra alguém durante a aula. Isso seria a ligação iônica, e dificilmente você emprestaria uma borracha sobrando pra alguém que já tem também borracha sobrando. Por isso átomos do lado esquerdo, com poucos elétrons na camada de valência, geralmente não fazem ligações iônicas.
Uma ligação iônica é formada quando um metal doa elétrons para um não metal. Dito isto, a letra falsa é D) As ligações iônicas tendem a se formar entre os elementos do lado esquerdo da tabela periódica.
Elementos que tendem a formar ligações iônicas
As ligações iônicas são mais facilmente formadas quando elementos com baixa energia de ionização (metais) reagem com elementos com alta eletronegatividade e afinidade eletrônica (não metais). O primeiro perde elétrons facilmente e o último os ganha com a mesma facilidade.
Consequentemente, a ligação iônica é formada quando um metal doa elétrons para um não metal. O metal torna-se cátion, atingindo a configuração de gás nobre, e o ametal, aceitando elétrons, completa o seu octeto, adquirindo também uma configuração mais estável.
Propriedades dos compostos iônicos
Eles são eletricamente neutros no seu estado sólido. Eles são sólidos à temperatura ambiente devido aos altos pontos de fusão. Quando dissolvidos em água são bons condutores de eletricidade, enquanto no estado sólido são maus condutores.
Saiba mais sobre ligações iônicas em: https://brainly.com.br/tarefa/33845971
#SPJ2