Índios - Legião Urbana
Quem me dera ao menos uma vez Ter de volta todo o ouro que entreguei a quem Conseguiu me convencer que era prova de amizade Se alguém levasse embora até o que eu não tinha.
Quem me dera ao menos uma vez Esquecer que acreditei que era por brincadeira Que se cortava sempre um pano de chão De linho nobre e pura seda.
Quem me dera ao menos uma vez Explicar o que ninguém consegue entender Que o que aconteceu ainda está por vir E o futuro não é mais como era antigamente.
Quem me dera ao menos uma vez Provar que quem tem mais do que precisa ter Quase sempre se convence que não tem o bastante Fala demais por não ter nada a dizer.
Quem me dera ao menos uma vez Que o mais simples fosse visto Como o mais importante Mas nos deram espelhos e vimos um mundo doente.
Quem me dera…
Apartir da letra da musica acima, analise a situação dos povos indígenas no Brasil Colônia:
Soluções para a tarefa
Resposta:
A situação dos povos indígenas no Brasil Colônia foi um verdadeiro genocídio.
Explicação:
A letra de Índios, da Legião Urbana, traz muitos aspectos interessantes. Primeiramente, ao ser indagado a respeito da sua composição, Renato Russo dava a entender que a música não se referia somente aos povos nativos do Brasil, mas a todas as pessoas que eram consideradas fora dos padrões da sociedade "civilizada".
Não obstante, a letra da música também possui alguns aspectos históricos para serem trabalhados, principalmente porque ela dá voz ao "índio", um elemento ao qual sempre foi negada a palavra ao longo da História brasileira.
Já nos primeiros versos da letra nota-se como o índio não compreende o direito de propriedade. Ao mesmo tempo, Renato Russo insere uma crítica sutil à colonização europeia das Américas, que em determinado momento, visou a extração do ouro das colônias.
"Quem me dera ao menos uma vez ter de volta todo o ouro que entreguei a quem, conseguiu me convencer que era prova de amizade, se alguém levasse embora até o que eu não tinha"
https://brainly.com.br/tarefa/29538416 (ciclo do ouro)
Quanto ao genocídio, ele se deu não somente pelas guerras entre os povos indígenas e os colonizadores, mas também pela disseminação de doenças contra as quais os indígenas não tinham defesas naturais. Isso está expressa na parte da letra que diz:
"Mas nos deram espelhos e vimos um mundo doente"
Por fim, os povos indígenas foram proibidos de serem criados em sua própria cultura a partir do século XVIII, quando o uso das línguas nativas foi proibido e civilizar os "índios bravos" do sertão tornou-se uma política de Estado nos séculos seguintes.