independente é uma palavra com derivação prefixal e sufixal ou sufixal e parassintética
Soluções para a tarefa
Palavra primitiva é depender
in+ depende + ente
Logo = derivação parassintética
Resposta:
Derivação Prefixal e Sufixal
Explicação:
Derivação é o processo de formação de palavras por meio do acréscimo de afixos em seus radicais, exceto no caso de derivação regressiva, em que ocorre a redução.
As derivações podem ser, entre outros casos, sufixais e prefixais ou parassintéticas. A derivação sufixal e prefixal é facilmente explicada, pois trata-se da simples implementação de um prefixo e um sufixo, como ocorre em "(des)igual(dade)". Porém, algo que se deve notar é que as palavras formadas pelas derivações prefixais e sufixais permitem a retirada de um ou mais dos afixos. Usando o exemplo mencionado, retirando o sufixo temos a palavra desigual, retirando o prefixo temos a palavra igualdade, e retirando ambos temos a palavra igual.
Agora no caso das derivações parassintéticas, as palavras formadas não permitem a retirada dos afixos, como ocorre em "expropriar". Não existe a palavra "expróprio" (sem sufixo), nem "propriar" (sem prefixo), nem "propri" (sem prefixo nem sufixo).
No caso de "independente", temos o prefixo "in" e o sufixo "entes", mas é possível retirar um dos dois, no caso do prefixo "in", e mesmo assim obter uma palavra válida. Como "dependentes" (sem prefixo).
Logo, "independente" trata-se de uma palavra de derivação prefixal ou sufixal, não de uma derivação parassintética.