Indentifique cada afirmação de acordo com a respctiva reforma
(A) reforma Calvinista
(B) Reforma anglicana
( )crença na existência de uma predestinação
( )de acordo com a doutrina sa predestinação, Deus criou parte da humanidade para ser salva
e outra para ser condenada
( )Henrique VIII rompeu com a igreja católica após a recusa do papa em anular seu casamento com Catarina de Arag
( )OAto de Supremacia declarava o rei Henrique VIII o chefe supremo da Igreja na
( )Liderada pelo o francês João Calvinio
( )O seu lider foi o inglês Henrique VIII
Soluções para a tarefa
Resposta:
A
A
B
B
A
B
Explicação:
Reforma Calvinista
O calvinismo é tanto um movimento religioso protestante quanto um sistema teológico bíblico com raízes na Reforma Protestante, tendo o seu maior expoente no reformador francês João Calvino.
Segundo Calvino, o princípio da predestinação absoluta seria o responsável por explicar o destino dos homens na Terra. Tal princípio defendia a idéia de que, segundo a vontade de Deus, alguns escolhidos teriam direito à salvação eterna. Os sinais do favor de Deus estariam ligados a condução de uma vida materialmente próspera, ocupada pelo trabalho e afastada das ostentações materiais.
O conceito de Predestinação nasceu no século XVI, parte integrante do Calvinismo, doutrina criada por João Calvino. Segundo os que crêem nesta doutrina, a Bíblia ratifica a nossa liberdade de escolha, sendo necessário apenas acreditar em Jesus e então ser finalmente salvo – esta é a única opção que conduz à salvação.
Reforma Alglicana
A Reforma Inglesa foi uma série de eventos ocorridos no século XVI através dos quais a Igreja da Inglaterra rompeu com a autoridade do Papa e a Igreja Romana.
Ficou conhecida pelo nome de reforma anglicana a decisão do rei inglês rei Henrique VIII, de mudar a religião oficial do país, tornando oficial uma igreja criada especialmente para tal propósito, com ritos similares ao do catolicismo, mas que teria como chefe supremo o monarca inglês no lugar do papa.
Tal mudança foi promulgada em 1534, e deriva da recusa do papa em aceitar o divórcio de Henrique e sua primeira esposa, a rainha espanhola Catarina de Aragão. O resultado é o rompimento do rei inglês com a igreja católica. O rompimento trazia a vantagem de acabar com a influência da igreja na política da Inglaterra e deixava a nobreza local livre para apossar-se das terras e dos bens da igreja. Esses fatores serviriam para fortalecer o poder da monarquia inglesa.