Português, perguntado por emyliof0, 3 meses atrás

indentificar as classes gramaticais

Preciso para um trabalho!​

Soluções para a tarefa

Respondido por samuesantos473
0

Explicação:

as dez classes gramaticais são elas;

variáveis:

substantivo

pronome

artigo

verbo

numeral

adjetivo

invariáveis:

advérbio

preposição

conjunção

interjeição

Substantivos são palavras que se referem aos nomes. Afinal, todos os seres, objetos, fenômenos e lugares que nos cercam são nomeados por algum termo.

Pronomes são palavras que acompanham os substantivos, podendo substituí-los (direta ou indiretamente), retomá-los ou se referir a eles. Alguns exemplos de tipos de pronome são: pessoais, possessivos, demonstrativos, interrogativos, relativos e indefinidos.

O artigo é a classe gramatical que geralmente antecede um substantivo, sendo variável em gênero e em número.

Os verbos indicam ação, acontecimento ou estado e devem ser flexionados de acordo com o número, a pessoa, o tempo, o modo e a voz.

Numeral é a classe de palavra variável (flexionadas see em número e gênero) encarregada de determinar a quantidade de pessoas, objetos, coisas ou o lugar ocupado numa dada sequência.

O adjetivo é uma classe de palavras que atribui características aos substantivos, ou seja, ele indica suas qualidades e estados.

Essas palavras variam em gênero (feminino e masculino), número (singular e plural) e grau (comparativo e superlativo).

Os advérbios são uma classe de palavras que costuma acompanhar os verbos, dando-lhes características. Além disso, eles também acompanham adjetivos e outros advérbios. Podem ser classificados como:

Advérbios de tempo

Advérbios de lugar

Advérbios de modo

Advérbios de intensidade

Advérbios de afirmação

Advérbios de negação

Advérbios de dúvida

A preposição faz parte da classe de palavras invariáveis da língua portuguesa. Sua principal função é estabelecer entre palavras e orações relações de sentido e de dependência, portanto, uma relação de subordinação. Apesar de não desempenhar função sintática, as preposições são importantes para a construção do texto, pois atuam como conectivos, elementos indispensáveis para a coesão textual. Em determinadas situações, as preposições serão fundamentais para a compreensão da frase ou da oração.

As conjunções unem elementos ou orações em um mesmo enunciado. Elas podem ser coordenativas ou subordinativas, dependendo da relação de independência ou de dependência entre os elementos unidos por elas.

Interjeição é toda palavra que expressa sentimentos e emoções de formas variadas. Exemplos: ah!, ufa!, oba!, etc.

As interjeições aparecem quase sempre seguidas de um ponto de exclamação, que pode estar imediatamente depois delas ou no final da frase: Exemplos: Credo! que horror!. Adeus, meus amigos!

Perguntas interessantes