Incrivelmente, as multidões mais sábias são aquelas formadas a partir de indivíduos que pensam acerca de suas próprias necessidades, e não nas do grupo. Entretanto a soma de todas essas individualidades focadas em um propósito gera uma “decisão média”, que faz do grupo um ser unificado e inteligentemente capaz de resolver a situação que se lhe proponha.
Definitivamente, se em nossa vontade individual aparece essa necessidade do bem comum e a incluímos na meta conjunta, então a multidão decidirá inteligentemente a seu favor. É por isso que é essencial nos prepararmos, treinando-nos para tal fim. Nossos jogos de conexão são um interessante mecanismo que permite sentir o bem-estar que proporciona alcançar uma meta comum com vontade coletiva, ser criadores dessa sensação unificadora.
As mesas redondas aproximam a participação de cada indivíduo como ato primordial na formação da linha média de todas essas apreciações, tornando-se condutora dos atos a serem seguidos ou demonstrando que, no final, todos temos dentro de nós um sinal que nos unifica, e, para isso, é preciso conectá-lo a todos os demais.
LILLIE, Ben. O bem comum como propósito de toda a sociedade. Disponível em: . Acesso em: set. 2017.
A leitura do texto põe em foco a perspectiva do enunciador do discurso, que é a de:
Escolha uma:
a. explicitar a importância de cada ser humano treinar, no sentido de incorporar na sua necessidade a da coletividade, já que se tem, interiormente, um vínculo com os demais, o que pode se refletir em melhoria social.
b. comprovar que é possível gerar, em uma aglomeração, um efeito positivo, quando se conta com indivíduos hábeis e dispostos a conseguir êxito naquilo que se propuser fazer.
c. apresentar, com isenção, a capacidade que têm as multidões de agir em função do bem comum, desde que convocadas a tomar uma decisão em determinadas circunstâncias que lhes propiciem regozijo.
d. esclarecer que é possível inspirar a imaginação popular, demovendo-a de interesses voltados só para o seu bem-estar, porque a humanidade, sem propósitos comuns, tende a desaparecer, aos poucos, do mapa.
e. manifestar, mesmo que indiretamente, uma crítica àqueles que se reúnem para mostrar sua insatisfação por meio de atitudes insensatas e destruidoras do patrimônio público e particular
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta letra A
No trecho final do texto, há a explicação que a função das mesas redondas é a de fazer que o indivíduo perceba que temos dentro de cada um, um ato que nos unifica e este precisa apenas que aja algo que nos conecte.
Portanto, a melhor resposta é aquela que fala da importância do ser humano treinar a sua individualidade, no intuito de conectar-se ao coletivo, já que temos algo em comum, que são as nossas necessidades individuais. Juntas tais necessidades podem gerar benefícios coletivos ou melhorias sociais.
Perguntas interessantes