INCONFIDÊNCIA MINEIRA
-Grupos sociais envolvidos e principais lideres
- Causas do fracasso da revolta
-Repressão e punições
Soluções para a tarefa
Respondido por
117
A inconfidência mineira foi um movimento social de caráter separatista, que aconteceu em Minas gerais em 1789, no então ciclo do ouro brasileiro. Entre os seus motivos estão a exploração politica exercida pela coroa portuguesa; altos impostos cobrados; A Derrama, que era um imposto cobrado por região de exploração do ouro. Com a grande diminuição do ouro encontrado, os moradores dessas regiões não conseguiam pagar o imposto, quando isso ocorria soldados da coroa adentravam nas casas para retirar seus bens e assim quitar a dívida. Tais medidas gerou insatisfações na sociedade mineira, que se organizou e iniciou o movimento. Os líderes do movimento são Joaquim José da Silva Xavier (\tiradentes), os poetas Tomas Antonio Gonzaga e Cláudio Manuel da Costa, além do padre Rolim. O movimento foi encerrado após um dos inconfidente relatar os planos para as autoridades portuguesas, que prendeu todos eles por infidelidade ao rei e Tiradentes, único a assumir a liderança do movimento, morto em praça pública.
Respondido por
5
A Conjuração mineira, também conhecida como Inconfidência Mineira, foi um movimento da elite de Minas Gerais, durante o ciclo do ouro, contra um dos maiores impostos que a coroa cobrava, a Derrama.
O imposto da Derrama consistia em um quinto do ouro para a coroa portuguesa, que era um alto valor pago somente em impostos. Os fazendeiros e donos de minas ficaram insatisfeitos com a cobrança tão alta e criaram o movimento.
Perguntas interessantes
Matemática,
9 meses atrás
Ed. Moral,
9 meses atrás
Geografia,
9 meses atrás
Psicologia,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás