inconfidência mineira contexto econômico
Soluções para a tarefa
Resposta:
Portugal havia promulgado uma série de leis e outras medidas que impediam o desenvolvimento econômico e industrial da colônia, além de cobrar taxas e impostos abusivos, como o quinto. Com o Alvará Régio de 1785, Portugal tinha proibido no Brasil as atividades de fábricas e manufaturas, mesmo as artesanais. O objetivo dessa medida era proteger as indústrias portuguesas.
Era uma época de intensa atividade de extração de ouro, o chamado Ciclo do Ouro, principalmente em Minas Gerais. De todo o ouro que era encontrado, Portugal ficava com 20 por cento — ou seja, um quinto, de onde vinha o nome do imposto. Além disso, o governo português cobrava uma taxa anual de cada região aurífera. Quem não pagasse os tributos a tempo sofria a execução da derrama, que consistia em confiscar os bens das pessoas até que a quantia devida fosse quitada.
Esse excesso de cobranças mais as proibições de desenvolver atividades econômicas levaram pessoas de várias classes sociais (intelectuais, proprietários rurais, militares, clérigos) a se juntar e buscar uma saída. Isso era conspirar contra o poder português, o que implicava sérios riscos
Explicação: