História, perguntado por ataaaaa, 1 ano atrás

inconfidência mineira

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
0
A inconfidência mineira foi um movimento social de caráter separatista, que aconteceu em Minas gerais em 1789, no então ciclo do ouro brasileiro. Entre os seus motivos estão a exploração politica exercida pela coroa portuguesa; altos impostos cobrados;  A Derrama, que era um imposto cobrado por região de exploração do ouro. Com a grande diminuição do ouro encontrado, os moradores dessas regiões não conseguiam pagar o imposto, quando isso ocorria soldados da coroa adentravam nas casas para retirar seus bens e assim quitar a dívida. Tais medidas gerou insatisfações na sociedade mineira, que se organizou e iniciou o movimento. Os líderes do movimento são Joaquim José da Silva Xavier (\tiradentes), os poetas Tomas Antonio Gonzaga e Cláudio Manuel da Costa, além do padre Rolim. O movimento foi encerrado após um dos inconfidente relatar os planos para as autoridades portuguesas, que prendeu todos eles por infidelidade ao rei e Tiradentes, único a assumir a liderança do movimento, morto em praça pública.
Respondido por LohhKpayc
0

Ola! \ Meu\ resumo \ amigo:!

R: Essa inconfidência ela foi um movimento contra o governador Visconde de Barbacena que passa a derrama para minas gerais  que devia 538 arrobas de ouro datando até fevereiro, todo o pagamento de suas dividas.  

Com isso, a própria população de minas gerais se organiza e começa a pensar em formas de acabar com a pressão fiscal e administrativa local pelo governador e acabando, assim, com o poder que Portugal tinha na região das minas gerais.

Espero \ que \ tenha \ ajudado.\\Boa \ semana\ e \ estudos! :3

Perguntas interessantes