"Inclusão" é um direito assegurado por lei. No entanto, duas reportagens do Jornal mineiro "O Tempo", publicadas em outubro de 2015, afirmaram
Soluções para a tarefa
Com relação à inclusão, se houver recusa de uma escola particular em receber um aluno, os pais podem recorrer ao poder público para solucionar o impasse. Alternativa C.
A importância da inclusão na educação
Além de ser assegurado como um direito por lei, a inclusão na escola favorece a quebra de preconceitos sociais e permite para a criança viver em sociedade de maneira plena, convivendo com seus pares em suas particularidades e características.
A Lei que visa promover igualdade de condições e cidadania para a pessoa com deficiência é a Lei n.º 13.146, de 6 de julho de 2015. Cabe ao Estado a fiscalização de como a lei é obedecida em território nacional.
Complementando a questão:
Inclusão é um direito assegurado por lei. No entanto, duas reportagens do Jornal mineiro “O Tempo”, publicadas em outubro de 2015, afirmaram que “Escola rejeita aluno deficiente e caso vai parar na Polícia”, e ainda “Crianças autistas são aceitas, mas inclusão ainda é parcial”, o que evidencia que este direito não é suficientemente respeitado e garantido em sua íntegra.
Analisando as situações relatadas, é CORRETA a afirmativa:
A) As instituições públicas não estão preparadas para a inclusão de alunos especiais em classes regulares e sentem-se no direito de rejeitá-los, amparadas pelas leis.
B) As escolas têm razão em não aceitarem um autista clássico, por exemplo, já que ele não conseguirá acompanhar os colegas.
C) Diante da recusa de uma escola particular, em receber seu filho deficiente, os pais podem recorrer ao poder público para solucionar o impasse.
D) Instituições públicas, no geral, não apontam empecilhos para cumprir as normas de inclusão estabelecidas.
Leia mais sobre inclusão: https://brainly.com.br/tarefa/24122117
#SPJ4