Incerteza da medição e Erro
Conforme o ABNT ISO/IEC GUIA 98-3, a palavra incerteza significa dúvida, e, assim, no sentido mais amplo, incerteza de medição significa dúvida acerca da validade do resultado de uma medição. A incerteza do resultado de uma medição reflete a falta de conhecimento exato do valor do mensurando. O resultado de uma medição, após correção dos efeitos sistemáticos reconhecidos, é ainda e tão somente uma estimativa do valor do mensurando oriunda da incerteza proveniente dos efeitos aleatórios e da correção imperfeita do resultado para efeitos sistemáticos.
A incerteza de medição – De acordo com o VIM 2012 (Vocabulário Internacional de Metrologia, incerteza é o parâmetro associado ao resultado de uma medição que caracteriza a dispersão dos valores que podem ser fundamentalmente atribuídos a um mensurando. A incerteza de medição é uma evidência da diferença que pode existir entre o verdadeiro valor da grandeza medida e o resultado obtido com a medição. Assim, o resultado de uma medição deve ser acompanhado de sua incerteza. Sem a informação sobre a incerteza, pode-se considerar que o resultado de uma medição não está completo.
Com base no texto acima e de acordo com os conteúdos estudados, faça o que se pede a seguir.
A. Partindo do princípio que nenhuma medição é realizada isenta de erro de medição. Existem diversas fontes de incerteza em uma medição, destaque ao menos 03 e justifique cada uma delas.
B. Podemos classificar os erros como sistemáticos e aleatório. Durante o processo de medição percebemos a presença desses dois tipos de erros, explique cada um desses erros e qual a atitude para evita-los.
C. Qual a influência do operador em um sistema de medição, quais os cuidados que podemos tomar para minimizar essas influências. Cite 02 exemplos de instrumento ou equipamentos que auxiliam e contribuem para evitar o erro.
Soluções para a tarefa
A) De fato, toda medição possui erros inerentes a elas. Temos a incerteza do equipamento, a incerteza inerente à leitura da pessoa e a incerteza referente à condições climáticas envolvidas e sua influência sob o experimento.
B) Existem erros do tipo A e erros do tipo B. Os erros do tipo A estão relacionados à um estudo estatístico complexo referente ao desenvolvimento do equipamento de medição e erros relacionados à ele, bem como, condições climáticas. O erro do tipo B estão relacionadas à erros na própria medição, como a leitura em um equipamento analógico.
C) A calibração pode contribuir grandemente para o melhoramento do erro inerente à determinada medição, bem como, o uso de um equipamento com a precisão e classe de exatidão maior .