IMPRESSIONISTAUma ocasião,meu pai pintou a casa todade alaranjado brilhante.Por muito tempo moramos numa casa,como ele mesmo dizia,constantemente amanhecendo.Sobre o poema de Adélia Prado, é correto afirmar que:a) na estrutura do poema, há rimas ocasionais.b) a autora utiliza-se de uma metáfora, para falar sobre opai.c) o narrador revive um passado, cuja memória evocalembranças tristes.d) "amanhecer" é um símbolo, que, no poema, quer dizerrecomeço, reinício.e) o poema pode ser considerado simbolista, porque é umamemória revivida.
Soluções para a tarefa
Alternativa D.
a) Incorreto. Não existem rimas na construção do poema.
b) Incorreto. No poema, Adélia Prato reconstrói a lembrança do seu pai a partir de uma metáfora com a cor que ele utilizou para pintar a casa em que viviam, mas a metáfora gira em torno da casa e não da figura do pai em si.
c) Incorreto. A lembrança evocada pelo passado é feliz.
d) Correto. Através da construção geral do poema podemos inferir o sentido da palavra ''amanhecer'', de modo que, ao conjecturarmos sobre seu sentido, uma das hipóteses mais claras é a da ideia de recomeço, advinda de um novo nascimento do dia.
e) Incorreto. Existem outras características que configuram um poema simbolista, tais como o uso das figuras de som e a escolha do tema.
Espero ter ajudado, bons estudos.