Pedagogia, perguntado por 123lydyadelorenzi, 1 ano atrás

Importantes resultados são conquistados na ampliação do acesso e no exercício dos direitos por parte dos cidadãos. No entanto, ainda há imensos desafios a serem vencidos, como a ampliação do acesso à educação básica, assim como o respeito e a valorização da diversidade cultural existente nas escolas. Sabe-se que as discriminações étnico-raciais são produzidas e reproduzidas em todos os espaços da vida social brasileira, e a escola, infelizmente, é um deles.

Você é professor de uma turma de quinto ano e, em sala de aula, sente grande dificuldade para trabalhar com tanta diversidade. Você tenta construir entre os alunos os conceitos de solidariedade, amizade, respeito, bem como que a educação pretendida deve ser diversificada e inclusiva. Porém, você não tem alcançado êxito.

Como você pode repensar suas práticas educativas e melhorar a maneira de tratar a diversidade cultural na sala de aula? Liste, ao menos, três possibilidades, explicando-as.

Soluções para a tarefa

Respondido por alinemartendal2
17

Resposta:

Explicação:

PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO

Buscar conhecer quem são meus alunos é uma das alternativas, pois, sem isso, é impossível adotar qualquer prática que venha a refletir o meio social e cultural em que eles se encontram. Conhecendo o meio, será possível valorizar os alunos em suas particularidades étnicas e culturais. Assim, com base também nas minhas realidades de vida, nas minhas experiências e nos meus saberes, poderei construir um ensino-aprendizagem que contribua para que o aluno adquira conhecimentos que possam ajudá-lo a entender sua própria vida, tornando-o sujeito crítico e pensante.

Além disso, buscaria estabelecer a relação entre o conhecimento vivenciado pelo aluno e o conhecimento transmitido em sala de aula, para que não se desarticule o conhecimento escolar da vida dos alunos.

Por fim, tentaria envolver as famílias na educação dos filhos o máximo possível, buscando entender o que pretendem com a escolarização e dialogar sobre seus conhecimentos.

Respondido por ademirmnjr
9

Resposta:

Nesse desafio de trabalhar com tanta diversidade cultural existente na sala de aula do quinto ano, seria necessária uma capacitação para desenvolver atividades diferenciadas e estratégicas, porque é no espaço da sala de aula que o aluno tem oportunidade de demonstrar as habilidades e a cultura dele e desenvolver as potencialidades. Se no espaço da família os valores não são, muitas vezes, valorizados, será na escola que tudo isso vai acontecer.

Seria importante refletir sobre a diversidade cultural, por meio da LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n° 9.394/96), analisando as questões relativas à diversidade cultural e à pluralidade étnica encontrada no cotidiano escolar, além de debater sobre os PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais), elaborados pelo Ministério da Educação e do Desporto, que traz como um dos temas transversais à pluralidade cultural identificar o que pode ser trabalhado com os alunos. Esse trabalho poderia ser feito em conjunto com outros professores e com a direção da escola. Essa primeira ação daria subsídios para conhecer a cultura dos diversos grupos que estão à sua frente, na sala de aula, e ferramentas para posicionar-se contra qualquer tipo de discriminação, já que a escola é considerada o espaço sociocultural e instrucional responsável pela transmissão do conhecimento e pela cultura.

Outra ação importante é conhecer quem são seus alunos, pois, sem isso, é impossível adotar qualquer prática que venha refletir o meio social e cultural em que eles se encontram. Conhecendo o meio, você, educador, poderá valorizar seus alunos em suas particularidades étnicas e culturais e, a partir da realidade de vida, das experiências e dos saberes, construir um ensino-aprendizagem que contribua para que o aluno adquira conhecimentos que possam ajudá-lo a entender as diversidades da própria vida, tornando-se sujeito crítico e pensante.

Trazer o conhecimento vivenciado pelo aluno para dentro da sala de aula é outra fonte estratégica bastante rica, porque o conhecimento adquirido não se resume apenas ao de sala de aula, pelo contrário, o saber escolar deve estar em consonância com a bagagem que o aluno já traz e é essa bagagem cultural que faz parte da vida social de cada educando. Observar o momento de aprendizagem de cada aluno também é outro ponto muito relevante, pois não se pode querer que os envolvidos tenham o mesmo grau de aprendizagem. Deverá ser cuidado para que não se utilizem os mesmos recursos didáticos, de forma igualitária, reduzindo, assim, a diversidade.

Perguntas interessantes