importante saber que a inspeção da qualidade é o processo de medir, ensaiar e examinar a unidade de produto ou comparar suas características com as especificações. A inspeção por atributos é aquela segundo a qual a unidade de produto é classificada simplesmente como defeituosa ou não (ou o número de defeitos é contado) em relação a um dado requisito ou conjunto de requisitos [...] A NBR 5426 de 01/1985 – Planos de amostragem e procedimentos na inspeção por atributos estabelece planos de amostragem e procedimentos para inspeção por atributos. Quando especificada pelo responsável, deve ser citada nos contratos, instruções ou outros documentos, e as determinações estabelecidas devem ser obedecidas. Plano de amostragem inspeção por atributos. Disponível em: . Acesso em: 06 ago. 2018. Avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I - No plano de amostragem dupla, a quantidade de unidade de produtos inspecionada deve ser diferente, ao primeiro tamanho de amostra dada pelo plano. PORQUE II - Se o número de unidades defeituosas na segunda amostra for igual o menor do que o primeiro número de aceitação, o lote deve ser considerado aceito. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta: Alternativas Alternativa 1: As asserções I e II são proposições falsas. Alternativa 2: A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. Alternativa 3: A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. Alternativa 4: As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. Alternativa 5: As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. © 2017 UNICESUMAR. Todos os direitos reservados. Política de privacidade
Soluções para a tarefa
Olá!
A NBR 5426 de 01/1985 estabelece procedimentos para amostragem e inspeção de produtos terminados, componentes e matéria-prima, operações, entre outros.
Sobre amostragem dupla ou múltiplas, a norma estabelece que as mesmas devem possuir sempre o mesmo número de unidades inspecionadas da primeira amostragem. Portanto, a afirmação I é FALSA.
Sobre elas ainda, a norma afirma que caso na primeira amostragem, o número de unidades defeituosas encontrado esteja entre o primeiro número de aceitação e o primeiro número de rejeição, a segunda amostragem devem ser tomada, sendo que o número de unidades defeituosas encontradas na primeira e segunda amostragem devem ser somadas (acumuladas) a fim de se tomar uma decisão usando as duas amostragens. Ou seja, a segunda afirmação também é FALSA.
Portanto, a alternativa 1 está correta.
Espero ter ajudado!