História, perguntado por anacss22, 8 meses atrás


importância dos movimentos sociais para os movimentos emancipatorios no continente americano?

- me ajudemm


Soluções para a tarefa

Respondido por luananascimentobotte
4

Resposta:

Os movimentos emancipatórios sociais despertaram uma mobilização por todo o continente,  a partir da categoria "novos movimentos sociais", construída na Europa, continua sendo dominante na abordagem dos movimentos latino-americanos. Este artigo lembra, na sua primeira parte, as especificidades dos movimentos "de base" nascidos durante os anos 1970 na América Latina. Em seguida, mostra as diferenças entre os debates e as abordagens das mobilizações, de um continente para o outro. Quando, sobre a América Latina, se insistiu muito sobre os valores, as mudanças culturais e as identidades, nos Estados Unidos o enfoque foi para a análise das organizações, das estratégias e das práticas. A terceira parte do artigo mostra as consequências dessa divergência científica para a observação dos processos de institucionalização dos movimentos sociais, assim como para a análise da contestação na América Latina nos anos 2000.

Explicação:

Respondido por heloisagoncalves745
1

Os movimentos sociais foram determinantes para o processo de emancipação da América, já que através deles chegava às autoridades o descontentamento dos colonos acerca da colonização empreendida.

Movimentos sociais e emancipatórios na América

Em toda a América, seja do Norte ou Latina, aconteciam movimentos que reuniam as elites ou as classes baixas em torno de questões que tratavam da má gestão de suas respectivas metrópoles, algo que se intensificou com a expansão das ideais iluministas que possibilitavam esclarecimento.

A exemplo das conjurações baiana e mineira ocorridas no Brasil.

Mais sobre os movimentos emancipatórios na América: brainly.com.br/tarefa/13814616

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes