História, perguntado por mariamello2109, 9 meses atrás

importância do trabalhismo para o governo de Getúlio Vargas no estado novo​

Soluções para a tarefa

Respondido por veigasimone32
1

Resposta:

A partir da década de 1930, vislumbramos um novo cenário político no Brasil onde a relação dos cidadãos e as instituições de controle político sofrem uma sensível mudança. A nação, sofreu uma mudança em sua arena política. Nesta época, as populações camponesas deixaram de representar a maioria dos cidadãos e trabalhadores que configuraram o cenário político dessas nações. Para tanto, os processos de industrialização e urbanização são de fundamental importância.

De acordo com alguns historiadores a expansão das cidades vai criar um processo de complexificação das relações entre o capital e o trabalho. Isso cria um processo onde os antagonismos entre as classes operárias e os capitalistas vão se avolumar de tal maneira nunca vista. Agrupados em instituições sindicais, os trabalhadores vão exigir melhores condições de vida e trabalho em um contexto intelectual de plena modernização das ideias e dos governos.

Explicação: No entanto, o que significava esta modernidade? Significava o fortalecimento de regimes democráticos através de eleições livres e diretas que pudessem dar o direito de ampla participação política ao cidadão. De tal maneira, poderíamos agora supor que as classes trabalhadoras (agora majoritariamente urbanas) tivessem como, principalmente por meio dos novos meios de informação (rádio e TV), protagonizar as principais decisões políticas de seu tempo.                                                                                    

Perguntas interessantes