importancia do estagio na educação infantil
Soluções para a tarefa
Resposta:
Um dos propósitos do Estágio Supervisionado na Educação Infantil é possibilitar ao graduando conhecer e vivenciar na prática a experiência de ser professor, momento enriquecedor, pois é nessa fase da formação acadêmica que surge a oportunidade de interagir os conhecimentos teóricos com a prática.
Explicação:
espero ter ajudado ❤️ bjs
Resposta:
Explicação:
A Educação Infantil é um nível de ensino teoricamente novo, além de não ser convencional, ainda está passando por diversas mudanças e invenções nas metodologias e formas de ensinar, como defende Barbosa (2016). O projeto desenvolvido por um professor na Educação Infantil, não se baseia nos conteúdos escolares tradicionais, o trabalho neste nível é para que as crianças tenham outros tipos de aprendizado e desenvolvimento, por meio de brincadeiras, jogos, organização dos espaços, musicalização, danças, conversas, reflexões, histórias, etc.
A Educação Infantil por ser tão diferenciada dos outros níveis de ensino, merece uma atenção especial no que diz respeito aos estudos dos professores que pretendem lecionar neste nível. Neste ainda, a criança é totalmente o foco das aulas, já que é um momento de experimentação, um momento no seu caminho de aprendizagens que será a base para todo o desenvolvimento social, cognitivo e acadêmico que este aluno irá percorrer. É – e precisa ser – uma forma de educação não convencional, que não seja um obstáculo para a aprendizagem lúdica, para que o desenvolvimento daquela criança realmente seja o foco, ou seja, os pequenos passos daquela criança não podem ser tratados apenas como metas a alcançar, não é devido focar em uma “meta”, um objetivo a alcançar e sim nas necessidades e avanços daquela criança como ser único e individual, respeitando seu tempo, suas limitações e suas aptidões, os professores devem ser apenas os facilitadores desse processo empírico em que a criança se encontra.
O conhecimento prático nessa área é de extrema importância, como defende Infantino (2013, p. 10), “o estágio é compreendido como um contexto formador teórico-prático, quebrando a implícita suposição de que um momento teórico deve prevalecer sobre o prático”, as vivências em sala de aula com os alunos, as interações e as aprendizagens com as quais o estudante desta área tem acesso nos estágios é o que fará com que ele crie sua identidade como professor de educação infantil, além de colaborar para que ele tenha maior qualidade em suas aulas, conhecendo e levantando questionamentos referentes a tudo aquilo que tem vivenciado nesses momentos práticos.