Importância de Manuel Bandeira para o Modernismo ( consolidação )
Soluções para a tarefa
Resposta:
Manuel Bandeira é um poeta reconhecido na literatura nacional, fez parte do modernismo brasileiro. Uma de suas poesias, inclusive, foi declamada por Ronald de Carvalho na abertura da Semana de Arte Moderna de 1922, em São Paulo. “Os Sapos” apresenta uma crítica ao parnasianismo, movimento literário que caracterizou os primeiros escritos de Bandeira.
Manuel Bandeira é o referencial da poesia Moderna Brasileira, daí sua importância. Uma pessoa que falou em seus versos a linguagem do povo, os temas que a população gostava de ler. É o dia a dia e as preocupações de todos nós que são retratados em seus poemas. Mesmo fazendo parte do Modernismo, Bandeira não perdera a sensibilidade, dando uns toques de leves, românticos, enriquecendo a sua poesia. Ele é o modernista das circunstâncias simples, elementares, em que precisam ser precisas e suficientes, como as matérias indecomponíveis: “Assim eu quereria o meu último poema / Que fosse terno dizendo as coisas mais simples e menos intencionais” (“O último poema”, Libertinagem).
Ele é o poeta da precisão sentimental, será modernista no aspecto da frase precisa, já que os românticos gostavam da ornamentação, da emoção torrencial, que o poeta rejeita.
Espero ter sido útil...