imperialismo de Portas Abertas
Soluções para a tarefa
Com o desenvolvimento da política imperialista no século XIX, houve um ambiente de fortes tensões entre as potências capitalistas, observado principalmente entre os países que foram berço da revolução industrial como França, Bélgica, Japão, Alemanha e Itália. Tais países, de economia moderna e desenvolvida, buscaram países para exploração em regiões da na Ásia e na África.
Os países imperialistas, temendo invasões de seus rivais, investiram na compra de armamentos pesados, além de realizar alianças militares em caso de um possível conflito de maior proporção, o que mais tarde desencadearia na Primeira Guerra Mundial.
Os Estados Unidos, no entanto, adotaram uma estratégia distinta a medida que oferecia política de portas abertas, visando a exploração dos territórios imperialistas. Segundo esse conceito, as grandes nações capitalistas teriam iguais direitos de colonização e administração territorial, revertendo o clima de concorrência e desconfiança.
Eram ideias liberais da livre-concorrência, que deveriam ser respeitados. Através desses princípios, os americanos conseguiram se manter neutros no momento da 1ª Guerra Mundial.
Bons estudos!